A Iniciativa Liberal (IL) apontou o dedo, este sábado, ao Governo português, questionando "como é possível governar sem dados" e salientou que "o que não se consegue medir não se consegue gerir".
"O Governo não sabe. Como é possível governar sem dados? E quantos mais anos precisa o Governo para conseguir ter a informação necessária para a aplicação de políticas públicas? Esta será a medida da sua incompetência", lê-se numa publicação partilhada pelo partido na rede social X (antigo Twitter).
A Iniciativa Liberal "defende uma política baseada em números": "O que não se consegue medir não se consegue gerir".
No final do texto é partilhada uma imagem intitulada "Exame Nacional de Governação". Segue-se a primeira pergunta: "Número de bombeiros que o país tem?" e é assinalada uma cruz na resposta "não sei".
"Número de meios aéreos no combate aos incêndios?", a resposta: "Irrelevante". As questões seguintes que têm que ver com o número de imigrantes em Portugal, o número de alunos sem professor e os "edifícios devolutos do Estado", ambas as respostas são assinaladas como "não sei".
O GOVERNO NÃO SABE
— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) August 2, 2025
Como é possível governar sem dados? E de quantos mais anos precisa o governo para conseguir ter a informação necessária para a aplicação de políticas públicas? Esta será a medida da sua incompetência.
A IL defende uma política baseada em números. O que… pic.twitter.com/3JbcginLQt
Leia Também: Nomeação de governador do BdP? Deveria ser feita por "concurso público"