"Responsabilizam-se incendiários e adia-se o ordenamento da floresta"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, reagiu às declarações do primeiro-ministro, esta segunda-feira, defendendo que "levar a sério" o ordenamento da floresta "será uma homenagem a quem combate os fogos".

mariana mortágua

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Tomásia Sousa com Lusa
18/08/2025 16:09 ‧ há 4 horas por Tomásia Sousa com Lusa

Política

Incêndios

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, criticou que o ordenamento da floresta esteja constantemente a ser adiado, sublinhando que essa tarefa será "uma homenagem a quem combate os fogos".

 

Mortágua recorreu à rede social X (antigo Twitter), esta segunda-feira, pouco depois da declaração do primeiro-ministro ao país, para classificar a "angústia" como um "mau pano de fundo para balanços".

Ainda assim, para a coordenadora do BE, "um deve ser feito: a cada ano responsabilizam-se incendiários e explica-se a tarefa impossível dos bombeiros, mas adia-se sempre o ordenamento da floresta".

"Levar a sério esta tarefa será uma homenagem a quem combate os fogos", conclui.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, remeteu hoje uma avaliação sobre o 'timing' de acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para mais tarde, mas manifestou-se disponível para ser escrutinado e para responder perante o país e o parlamento.

Em declarações aos jornalistas após ter assistido ao 'briefing' e estado reunido com o comando da Proteção Civil, em Carnaxide, Luís Montenegro foi questionado se se arrepende de não ter acionado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil mais cedo.

Na resposta, o primeiro-ministro salientou que esse mecanismo tem "regras de funcionamento" e o Governo seguiu, do ponto de vista operacional, "as indicações que foram dadas de conciliação entre o dispositivo de meios aéreos" nacional e a necessidade de o poder reforçar, frisando que há outros países europeus, inclusive no norte do continente, que também estão a lidar com incêndios florestais.

Incêndios: Avaliação?

Incêndios: Avaliação? "Mais tarde", mas haverá "escrutínio, como normal"

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, remeteu hoje uma avaliação sobre o 'timing' de acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para mais tarde, mas manifestou-se disponível para ser escrutinado e para responder perante o país e o parlamento.

Lusa | 14:06 - 18/08/2025

Leia Também: Montenegro tem "total confiança" no dispositivo de combate a incêndios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas