Nvidia pretende criar 'chip' de IA especialmente para a China

A notícia avançada pelo Financial Times indica que a Nvidia pretende contornar as restrições de exportação de tecnologia impostas pelos EUA à China construindo um ‘chip’ de Inteligência Artificial para ser vendido no mercado chinês.

NVIDIA, empresa

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
12/07/2025 20:31 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

Nvidia

A Nvidia tornou-se recentemente a primeira empresa cotada em bolsa a atingir uma avaliação de 4 biliões de dólares mas, ao que parece, a empresa pretende continuar a crescer e até tem planos para contornar as restrições impostas pelos EUA.

 

Conta o Financial Times que a Nvidia pretende contornar os controlos de exportação dos EUA criando um ‘chip’ de Inteligência Artificial especialmente para o mercado chinês.

As informações disponíveis indicam que o ‘chip’ em questão será baseado no Blackwell RTX Pro 6000 e não contará com algumas das funcionalidades já presentes nos mais recentes ‘chips’ da empresa norte-americana - como é o caso do NVLink, a interface de comunicação de alta velocidade e de baixa latência.

A Nvidia não comentou estes rumores, mas adianta que a empresa está atualmente “efetivamente de fora do mercado de centros de dados da China, que é agora servido por concorrentes como a Huawei”.

“A China tem uma das maiores populações de ‘developers’ em todo o mundo, que criam modelos ‘open-source' e aplicações não-militares usadas em todo o mundo. Apesar de a segurança ser importante, todas estas aplicações devem correr melhor no ‘stack’ de Inteligência Artificial dos EUA”, afirmou à publicação um representante da Nvidia.

Leia Também: Nvidia torna-se na primeira empresa a valer 4 biliões de dólares

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas