ChatGPT estreia novo modo para ajudar alunos a estudar

Chama-se modo Estudo e já se encontra disponível na ferramenta de Inteligência Artificial, tanto para membros das várias subscrições do ChatGPT como para os utilizadores da versão gratuita.

Jovem a estudar

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
30/07/2025 14:32 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

ChatGPT

Desde que foi lançado no final de 2022 que o ChatGPT é considerada por professores, tutores e encarregados de educação como uma autêntica ‘ameaça’ para os alunos.

 

Além de ser muitas vezes usado para fazer composições inteiras e levar a cabo outros tipos de cábulas, também tem deixado a desejar como ferramenta de estudo dado que muitas vezes revela soluções sem explicar o raciocínio necessário para lá chegar.

A empresa responsável pelo ChatGPT, a OpenAI, quer remediar esta situação e anunciou o modo Estudo, descrito como uma “uma experiência de aprendizagem” que ajudará os utilizadores a estudar explicando como “resolver problemas passo a passo, em vez de apenas dar uma resposta”.

Em comunicado, a OpenAI explica que desenvolveu o modo Estudo com a colaboração de “professores, cientistas e profissionais de pedagogia”, indicando que estabelece “comportamentos básicos de promoção de aprendizagem profunda” de forma a instigar a curiosidade dos alunos. A tecnológica nota ainda que decidiu enveredar por esta abordagem com base em “pesquisas científicas bem estabelecidas sobre aprendizagem”.

“Em vez de fazer o trabalho pelos alunos, o modo Estudo incentiva o pensamento crítico sobre determinado tema”, explica a diretor sénior de programas de Inteligência Artificial da Common Sense Media, Robbie Torney. “Recursos como esse são um passo positivo rumo ao uso eficaz da Inteligência Artificial na aprendizagem. Mesmo na era da Inteligência Artificial, a melhor aprendizagem ainda ocorre quando os alunos se entusiasmam e se envolvem com o material das aulas”.

O modo Estudo já se encontra disponível para todos os utilizadores do ChatGPT, independentemente se tiverem uma subscrição Plus, Pro e Team ou apenas a versão gratuita. Poderá ser ativado através da área de Ferramentas logo abaixo do campo de introdução de texto. 

Tem como nome Estudar e aprender e, ao selecionar esta opção, são mostradas desde logo algumas opções de ‘prompts’, que permitem ter ajuda com trabalhos para casa (TPC), explicação de um tópico particular e também a criação de um questionário de prática.

OpenAI deve lançar próxima geração do ChatGPT em agosto

OpenAI deve lançar próxima geração do ChatGPT em agosto

O próprio cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, já havia indicado que a empresa estava próxima de lançar o GPT-5. Trata-se do próximo modelo de Inteligência Artificial que está na base do ChatGPT.

Miguel Patinha Dias | 09:14 - 25/07/2025

Próxima geração do ChatGPT

A OpenAI deverá lançar em breve a próxima geração do modelo de linguagem usado no ChatGPT - o GPT-5 - e, de acordo com o cofundador e CEO Sam Altman, será um grande passo em frente.

Em conversa com Theo Von no podcast do youtuber, Altman explicou que, nos últimos tempos, o GPT-5 tem ficado cada vez mais rápido e confessou até estar um pouco assustado com o ritmo a que o modelo de linguagem está a progredir.

O líder da OpenAI contou que a evolução do GPT-5 ficou evidente quando recebeu um e-mail com uma pergunta que não compreendeu e que, ao colocar a mesma pergunta à Inteligência Artificial, esta foi capaz de responder sem problema. Foi neste ponto que Altman comparou o GPT-5 ao 'Manhattan Project' (Projeto Manhattan) - o programa de investigação que teve lugar durante a primeira metade dos anos 1940 que levou à criação das primeiras bombas atómicas.

“Há estes momentos na história da ciência em que tens um grupo de cientistas a olharem para a sua criação e dizem apenas: ‘O que é que fizemos? Talvez seja bom, talvez seja mau, mas o que é que fomos fazer?’”, notou Altman. “Talvez o exemplo mais icónico seja aqueles cientistas que trabalharam no Manhattan Project em 1945, a verem o teste Trinity, verem este novo tipo de poder a uma escala além da humana e todos saberem que iria remodelar o mundo. Penso que as pessoas que trabalham em Inteligência Artificial têm essa mesma sensação”.

Leia Também: Não use o ChatGPT como terapeuta. O conselho é do líder da OpenAI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas