Luca di Montezemolo está na nova direção da McLaren Group Holdings Limited, anunciada oficialmente esta quarta-feira. Foi, também, completado o processo de recapitalização.
O italiano, que durante anos liderou a Ferrari, irá responder ao presidente da direção, Jassem Al Zaabi. Os outros membros são Mariam Al Mheiri, Kaj-Erik Relander, Michel Combes, Nick Collins, Paul Walsh, Pierre-Yves Roussel e Torsten Gerd Müller-Ötvös.
Este alargamento da direção surge na sequência da recapitalização pela acionista CYVN Holdings LLC - que permitiu à McLaren Automotive saldar totalmente as dívidas públicas e linhas de crédito pendentes.
Passado de sucesso na Ferrari (e não só)
A Ferrari e a McLaren lutaram por títulos na Fórmula 1 durante vários anos na década de 1990 e início do século XX. Durante esse período, o presidente e diretor-executivo do construtor de Maranello foi Luca di Montezemolo entre 1991 e 2014. Sob a sua alçada, a Ferrari arrebatou 19 títulos no automobilismo.
Para além da marca do 'Cavallino Rampante', o italiano foi também presidente do Fiat Group e da Maserati. Em 2015, foi induzido na Automotive Hall of Fame em Detroit (Estados Unidos da América).
No setor dos transportes públicos, Luca di Montezemolo foi presidente executivo, parceiro fundador e acionista da Italo - primeira empresa privada de comboios de alta velocidade na Europa.
Fundado em 1985 por Ron Dennis, o grupo McLaren está baseado em Woking, dedicando-se à produção de carros desportivos. A McLaren Racing, que compete na Fórmula 1, é uma subsidiária da qual possui a maioria.
Os esforços nas competições de GT estão entregues ao McLaren Group, enquanto o projeto para os Hypercar no Mundial de Resistência (WEC) será fruto de uma colaboração entre a McLaren Automotive e a McLaren Racing.
Leia Também: Lando Norris vence Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1