A Mercedes vai adaptar a sua produção à enorme procura pelo novo CLA - um sedan de luxo que, agora, se tornou elétrico na terceira geração.
Segundo a Auto Motor und Sport, Jörg Burzer, diretor de produção, referiu citado pelo Automobilwoche que este novo modelo está a ser bastante procurado: "A chegada de encomendas é muito encorajadora", referiu.
Tanto que a Mercedes está a ser obrigada a tomar medidas para se conseguir manter a par, implementando um esquema de três turnos na segunda metade do ano.
O objetivo é aumentar a produção, de modo a dar resposta à elevada procura do novo CLA, que foi revelado oficialmente em março com tecnologia EQ. Até porque não está a ser possível responder a todos os pedidos em tempo razoável - algumas encomendas podem só ser atendidas no próximo ano.
A capacidade de produção atual é de 200 unidades por dia, ou cerca de 50 mil por ano. Jörg Burzer explicou que a fábrica em Stuttgart-Untertürkheim está concebida para chegar às centenas de milhar de veículos produzidos a cada ano.
Tem uma autonomia de até 919 km, graças a uma bateria com até 85 kWh de capacidade. Carrega dos 10 aos 80 por cento em 22 minutos, enquanto em dez minutos é possível repor 325 km de autonomia. O motor elétrico tem uma potência que pode chegar aos 272 cv e um binário de 335 Nm. A velocidade máxima situa-se nos 210 km/h.
Embora seja um carro elétrico, tem uma caixa de velocidades de duas relações - a primeira no segmento. Uma favorece a aceleração, tração e eficiência no trânsito citadino; outra privilegia potência a velocidades altas e eficiência em autoestrada.
Há duas versões: CLA250+ e CLA350 4Matic. Nesta última, a potência sobe para 354 cv e o binário para 515 Nm, mas em contrapartida a autonomia máxima é menor (768 km). A velocidade máxima é idêntica, situando-se nos 210 km/h.
No que toca à tecnologia ao dispor dos ocupantes, este Mercedes tem navegação surround MBUX, que combina os sistemas de assistência à condução com a navegação a bordo. O assistente virtual MBUX utiliza inteligência artificial e reconhece emoções, podendo responder à medida. A interface de utilizador é nova.
Há volante multifunções revestido em pele, bancos em Artico/tecido com aquecimento, quatro portas de carregamento USB-C, câmara de selfie e de vídeo com reconhecimento fácil e teto panorâmico.
Em termos de design exterior, a grelha frontal possui o padrão Mercedes-Benz iluminado com 142 estrelas, enquanto a estrela central da Mercedes é parcialmente iluminada.
Em Portugal, o novo Mercedes CLA tem um custo a partir dos 55.500 euros, aumentando para os 60.050 euros na variante 350 4Matic. É expectável que as primeiras unidades cheguem ao país apenas depois do verão.
O construtor alemão encara o novo CLA como a inauguração de "uma família de carros totalmente nova" para entrada em segmento, pretendendo "estabelecer novos padrões em autonomia, eficiência e velocidade de carregamento".
Leia Também: Mercedes Concept AMG GT XX. Um pioneiro elétrico com mais de 1.300 cv