A Dacia confirma que há planos para um Duster 100 por cento elétrico no futuro. Porém, ainda não há uma altura definida para que tal aconteça, quando o Spring é o único modelo elétrico do fabricante para o mercado europeu.
Denis Le Vot, diretor-executivo da marca romena, explicou ao Autocar que esta variante elétrica do popular 4x4 chegará "no momento certo".
Não há quaisquer pormenores sobre o que poderá ser este futuro Dacia Duster totalmente elétrico. Mas há alguns aspetos expectáveis - como ter na sua base a plataforma CMF-BEV da Renault que também já equipa os novos Renault 4 e Renault 5.
Esta aceita um segundo motor no eixo traseiro, conferindo a tração integral típica do Duster - um carro que se quer para enfrentar todos os terrenos. Além do mais, a plataforma pode ser usada para uma ampla variedade de modelos, desde citadinos a SUV médios, constituindo os alicerces dos futuros Dacia elétricos.
Dacia Duster já é híbrido
Enquanto a versão totalmente elétrica não chega, o Dacia Duster já é parcialmente eletrificado hoje em dia. Possui um sistema híbrido, quer em versão mild hybrid, quer uma totalmente híbrida - na qual a potência chega aos 140 cv, sendo o motor de combustão um quatro cilindros com 1.598 centímetros cúbicos de cilindrada. A bateria, essa, tem 1,2 kWh de capacidade.
Já nas variantes mild hybrid, encontra-se uma bateria de 0,84 kWh e um motor tricilíndrico de 1.199 centímetros cúbicos. A potência situa-se nos 130 cv. Só há uma versão de tração integral - mild hybrid 130 4x4.
Como já referimos, o Spring é o único Dacia totalmente elétrico disponível no mercado europeu. Há, também, outros dois híbridos além do Duster - que são o novo Bigster e o Jogger. Para novembro, estão prometidas mais novidades do fabricante oriundo da Roménia que é subsidiário da Renault.
Leia Também: Novo Dacia Bigster mild Hybrid-G 140 já à venda. Descubra o preço