A Controlauto anunciou a expansão em Espanha, tendo agora nove centros de inspeção automóvel após adquirir 90 por cento do capital da Mecod - dona de um centro em Yecla, perto de Múrcia. Aquela empresa possui a maior rede de centros de inspeção em Portugal.
Em comunicado, o Grupo Controlauto adianta que a conclusão do negócio aconteceu "após a aprovação das autorizações regulamentares".
A empresa não revela, no entanto, quanto pagou para ficar com a maioria do capital da empresa espanhola. Questionada pela Lusa, não esclareceu o montante da transação.
O Grupo Controlauto já está presente em Espanha. Com esta nova compra, "passa a operar nove centros de inspeção" no país vizinho.
Entre Portugal e Espanha, passa a deter 60 centros, com 910 trabalhadores, refere a empresa.
"O centro de inspeções da Mecod tem 26 trabalhadores e é o terceiro maior da região de Múrcia, servindo também as regiões vizinhas de Valência e Castela- Mancha", refere a empresa.
Segundo o administrador-delegado da Controlauto, Pedro Dias, citado no comunicado, a empresa é o "terceiro maior operador privado da Península Ibérica" no setor.
Há cerca de um ano, em 20 de junho de 2024, a Controlauto comprou a catalã PrevenControl, que opera nas áreas de inspeção técnica de veículos e segurança e saúde no trabalho, e já previa continuar a investir no mercado espanhol.
A Brisa detém 76% do Grupo Controlauto e a empresa espanhola Portobello Capital tem uma participação de 24%.
Leia Também: Produção automóvel em Portugal cai na primeira metade do ano