Com vista a entrar no mercado dos Estados Unidos da América, a Alpine visava carros elétricos de luxo de maiores dimensões - dos segmentos D e E.
Apesar de os planos para aquele país estarem em suspenso, a marca do grupo Renault insiste neste tipo de automóveis como necessários para uma expansão global. A ideia é disponibilizar modelos de maiores dimensões e mais rentáveis.
Antony Villain, diretor de design da Alpine, disse citado pela Autocar: "Precisamos de algo no segmento D ou E, não particularmente na Europa porque a Europa ainda é mais um mercado de segmento C. Mas se quisermos expandir-nos mais globalmente, provavelmente precisamos de carros maiores".
O responsável enfatizou a existência desta procura por esses "carros maiores" noutros mercados que não o dos Estados Unidos da América, assumindo: "Temos de encontrar os nossos caminhos, mas sim, ainda estamos a trabalhar nisso".
O fraco interesse em carros elétricos e as tarifas alfandegárias nos Estados Unidos da América contra carros não fabricados no seu território colocou em pausa os planos da Alpine para o país - que passavam pela entrada em 2027.
A Alpine atravessa uma fase de crescimento, que Antony Villain compara à emancipação de um jovem de 18 anos: "Precisaremos de encontrar o nosso emprego, fazer dinheiro […]. Então, é emancipação, mas estando ainda num grupo, porque temos a hipótese de ter um grupo forte por trás e isso é algo mesmo forte".
A marca ainda não tem uma data definida para estrear a nova gama de modelos de maiores dimensões, mas o diretor de design deixou uma garantia: "Estamos a trabalhar nisto hoje".
O mais recente Alpine a ser lançado foi o crossover compacto A390. Deverá seguir-se uma nova geração elétrica do A110, esperada já para 2026. A 'Dream Garage' inclui, também, o ressurgimento do A310 para 2028 - um coupé de quatro lugares.
As ambições dos franceses são elevadas, passando por lançar um total de sete novos modelos até 2030. Desses, quatro serão carros desportivos assentes na plataforma Alpine Performance Platform, mas segundo a Automotive News Europe atrasou os planos de um SUV maior que rivalizasse com o Porsche Cayenne.
Por outro lado, a Alpine trabalha no projeto Alpenglow HY6 - um concept car que olha para o futuro dos protótipos desportivos e da mobilidade a hidrogénio.
Leia Também: Alpine A290 Rallye estreou-se no Festival de Goodwood