Powered bySolverde
Disclaimer

Lutador Julio César Chávez Jr detido nos EUA pelo ICE para ser deportado

O famoso pugilista mexicano Julio César Chávez Jr foi preso por ter ultrapassado o prazo de validade do seu visto e ter mentido, pelo que será deportado para o México, onde enfrenta acusações de crime organizado, informaram hoje as autoridades federais dos EUA.

ANAHEIM, CALIFORNIA - JUNE 28:  Julio Cesar Chavez Jr. reacts before his fight against Jake Paul during a Cruiserweight fight at Honda Center on June 28, 2025 in Anaheim, California. (Photo by Harry How/Getty Images)

© Getty Images

Lusa
04/07/2025 11:07 ‧ há 7 horas por Lusa

Desporto

Boxe

O famoso pugilista mexicano Julio César Chávez Jr foi preso por ter ultrapassado o prazo de validade do seu visto e ter mentido, pelo que será deportado para o México, onde enfrenta acusações de crime organizado, informaram hoje as autoridades federais dos EUA.

 

 A prisão ocorreu poucos dias depois do ex-campeão dos pesos médios ter perdido uma luta contra o influenciador que tornou-se também pugilista Jake Paul em Anaheim, Califórnia.

O Departamento de Segurança Interna disse que as autoridades determinaram que Chávez deveria ser preso em 27 de junho, um dia antes da luta. Mas não ficou claro por que esperaram para agir só dias após o evento de alto nível.

 O pugilista de 39 anos foi preso na quarta-feira por um grande número de agentes federais enquanto andava de scooter em frente à sua casa, em Studio City, de acordo com o advogado de Chávez, Michael Goldstein.

 "As alegações atuais são ultrajantes e simplesmente mais uma manchete para aterrorizar a comunidade", afirmou Goldstein.

 Muitas pessoas no sul da Califórnia estão nervosas com o aumento das detenções de imigrantes, o que provocou protestos e o envio de tropas da Guarda Nacional e dos fuzileiros navais dos EUA para o centro de Los Angeles.

 Goldstein não sabia onde Chávez estava detido até à manhã desta quinta-feira, mas disse que o seu cliente deveria comparecer em tribunal na segunda-feira, respondendo às acusações de posse de armas do ano passado, e que deveriam fornecer uma atualização sobre o progresso num processo de abuso de substâncias.

Os agentes do Departamento de Imigração e Alfândega detiveram Chávez por ter ultrapassado o prazo de validade de um visto de turista que expirou em fevereiro de 2024, depois de ter entrado no país em agosto de 2023, informou o Departamento de Segurança Interna.

 Chávez também apresentou várias declarações fraudulentas ao solicitar um cartão verde a 2 de abril de 2024, com base no seu casamento com uma cidadã americana, Frida Muñoz, informou a agência.

O seu parceiro anterior era Édgar Guzmán López, o filho, já falecido, do chefe do cartel de Sinaloa, Joaquin "El Chapo" Guzman, que está preso.

 Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA alertaram o ICE sobre Chávez em 17 de dezembro, dizendo que ele "é uma ameaça flagrante à segurança pública" e, mesmo assim, ele foi autorizado a voltar ao país sem visto a 4 de janeiro sob o governo Biden, informou a agência.

 As autoridades americanas disseram que o pugilista tem um mandado de prisão ativo no México pelo seu envolvimento no crime organizado e tráfico de armas de fogo, munições e explosivos, e acredita-se que seja um afiliado do Cartel de Sinaloa.

 A Procuradoria-Geral do México disse que iniciou os procedimentos de extradição de "Julio "C", que tem um mandado de prisão no México desde março de 2023 por crime organizado e tráfico de armas.

Um agente federal que falou sob condição de anonimato com a agência de notícias de The Associated Press porque não estava autorizado a falar publicamente sobre o assunto, confirmou que "Julio C" é Chávez Jr.

 Antes da sua luta contra Paul no sábado, Chávez tinha lutado apenas uma vez, desde 2021, tendo caído para inúmeros níveis baixos durante uma longa carreira no boxe.

Leia Também: "Vai ser a minha primeira defesa do título IBO. Estou mais do que pronto"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

David Beckham

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas