O Benfica está prestes a resolver o dossiê de um jogador que não entra nas contas de Bruno Lage para a próxima temporada desportiva. Casper Tengstedt, ponta de lança dinamarquês dos encarnados, vai voltar a jogar na Serie A italiana.
De acordo com as informações veiculadas esta sexta-feira pelo jornalista Gianluca Di Marzio, jornalista italiano especializado em questões relacionadas com mercado de transferências, frisou que existe um negócio praticamente fechado entre o Genoa, de Patrick Vieira, e o Benfica, para a cedência dos direitos do jogador dinamarquês.
Informações reveladas pela imprensa italiana dão ainda conta de que se trata de um empréstimo com opção de compra que deve envolver uma quantia a rondar os seis milhões.
Casper Tengstedt, recorde-se, jogou por empréstimo dos encarnados no Hellas Verona na época passada, mas a equipa italiana optou por não exercer a opção de compra do jogador, devolvendo-o ao Benfica, depois de 26 partidas e sete golos apontados.
O avançado dinamarquês, de 25 anos, está há três temporadas no Benfica, depois de ter sido contratado ao Rosenborg em janeiro de 2022, por sete milhões de euros.
Doppio colpo @GenoaCFC: intesa col Benfica per #Tengstedt, in arrivo anche #Obradorhttps://t.co/GTXkiLkyOp
— Gianluca Di Marzio (@DiMarzio) July 3, 2025
Outros excedentários já foram dispensados
Além de Casper Tengstedt, o Benfica já encerrou o dossiê de outros dois jogadores que não entravam nas contas para a próxima temporada desportiva.
Meité tinha apenas mais um ano de contrato com o Benfica, mas ainda rende um milhão de euros aos encarnados com a mudança em definitivo para o PAOK, depois de ter chegado à Luz no verão de 2021, oriundo do Torino, a troco de sete milhões de euros.
Apesar de agradar ao então treinador Jorge Jesus, o médio francês ficou sempre muito longe de se afirmar com peça importante na equipa e as fracas exibições ao longo dos 27 jogos, disputados em 2021/22, foram suficientes para ser emprestado, na época seguinte, aos italianos da Cremonese.
Seguiu-se, posteriormente, a mudança para o PAOK, onde se conseguiu afirmar, com 42 jogos em 2023/24, mais 12 na última temporada. Meité convenceu de tal maneira os responsáveis do PAOK que estes decidiram mesmo por acionar a cláusula de compra prevista no contrato de empréstimo do Benfica.
Quem também recebeu guia de marcha foi David Jurásek, jogador checo que o Benfica foi buscar ao Slavia Praga a troco de 14 milhões de euros no verão de 2023. O esquerdino foi emprestado aos turcos do Besiktas. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, as águias detalharam os contornos financeiros do acordo com o Besiktas, e confirmaram a existência de uma opção de compra.
O Benfica revela que o clube turco ficou com uma opção de compra sobre o internacional checo no valor de oito milhões de euros, num montante que poderá chegar até aos 10 milhões de euros, mediando a concretização de objetivos, relacionados com o rendimento desportivo de David Jurásek.
A SAD do Benfica informou, ainda, que "terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 5%, para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador, e a Benfica SAD, caso a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador seja exercida, terá encargos com serviços de intermediação de 5% do valor fixo da venda deduzido do montante da solidariedade".
Por esclarecer, e sem qualquer menção ao tema, fica o valor da taxa de empréstimo que o Besiktas pagou para poder contar com David Jurásek no plantel da equipa orientada por Ole Gunnar Solskjaer, no ataque à nova temporada 2025/26.
Jurásek, 12 vezes internacional pela República Checa, fez a parte final da sua formação no Zbrojovka Brno, passando depois por Prostejov e Mladá Boleslav, antes de chegar ao Slavia Praga em 2021/22.
Leia Também: Oficial: Diana Silva reforça o Benfica depois de oito anos no Sporting