O central Samy, de 25 anos, que assinou por duas épocas, com mais uma de opção, chegou ao Algarve com a expetativa de "ajudar a equipa a voltar" ao escalão principal, afirmou em conferência de imprensa.
O jogador angolano alinhava no Bravos de Maquis, depois de também ter representado o Santa Rita, ambos do país natal.
O médio Xavier, de 25 anos, também prometeu "trabalhar bastante" para o clube de Portimão "conquistar o objetivo de subir para o lugar em que merece estar".
O jogador, emprestado pelo Azuriz Futebol, do quarto escalão brasileiro, por uma temporada, com opção de compra, recordou ter sido orientado pelo treinador português Vítor Pereira no Corinthians, em que concluiu a formação e se estreou como sénior.
Xavier, que se considerou um médio "com boa [capacidade de] marcação, passe e chegada à grande área", passou ainda por Avaí e Ituano.
O Portimonense, 15.º classificado na edição de 2024/25 da II Liga, segue para a segunda época consecutiva no escalão secundário, sob orientação do treinador Tiago Fernandes, que sucede a Ricardo Pessoa.
A formação de Portimão, que nesta pré-época já soma uma vitória, estreia-se em casa frente ao Penafiel, em jogo marcado para o fim de semana de 09 e 10 de agosto.
Leia Também: Portimonense vence escoceses do Aberdeen em jogo particular