O futebolista maltês assinou contrato por dois anos, num acordo válido até ao final da 2026/27, adiantou à Lusa fonte do clube.
"Com duas subidas à I Liga no currículo, Muscat traz experiência e ambição ao plantel transmontano", destacou o emblema flaviense numa nota divulgada nas redes sociais.
O central integrou o plantel do Casa Pia que protagonizou o regresso ao principal escalão, na época 2020/21, e do Farense, em 2022/23, tendo representado o emblema algarvio na I Liga na temporada seguinte, em 2023/24.
Muscat regressa a Portugal depois de uma época ao serviço do Sanliurfaspor, da segunda divisão turca, tendo cumprido 15 jogos e apontado um golo, manifestando-se "muito motivado" e com "muita vontade e energia para dar ao clube".
"Estou sempre pronto para fazer história, mas ainda mais esta época, em que o clube celebra 40 anos da primeira subida [ao primeiro escalão]. Já tenho duas [subidas], mas não há duas sem três", afiançou, em declarações divulgadas pela SAD transmontana.
O central chegou ao futebol português na temporada 2018/19 para vestir as cores do Olhanense, por empréstimo dos italianos do Pistoiese, tendo ainda passado, em Itália, por Arezzo e Akragas.
Com 72 internacionalizações e três golos ao serviço da seleção de Malta, Muscat conta com passagens pelos clubes Birkirkara e Pietà Hotspurs no seu país de origem.
Para a nova temporada, o Desportivo de Chaves já tinha assegurado as renovações do guarda-redes Vozinha, dos defesas Aarón Romero e Bruno Rodrigues, do avançado Wellington Carvalho, bem como a contratação dos guarda-redes Marko Gudzulic (ex-Estrela da Amadora) e Thiago Pereira (ex-Vizela), dos defesas Ricardo Alves (ex-Tondela) e Tiago Simões (ex-1.º Dezembro), do médio Pelágio (ex-Pafos FC) e dos avançados Roberto (ex-Tondela) e Reinaldo (ex-Santa Clara).
Leia Também: Oficial: Santa Clara empresta Reinaldo ao Chaves