O Chelsea surpreendeu, este domingo, o mundo do futebol, ao vencer, por 3-0, o PSG na final do Mundial de Clubes, em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América.
Na antevisão à partida, o técnico Enzo Maresca prometeu que a equipa londrina não iria ficar a olhar para os jogadores do emblema parisiense, vencedor da Liga dos Campeões, e tal foi comprovado.
Numa primeira parte de grande nível, o conjunto da Premier League materializou a sua superioridade com três golos sem resposta. Cole Palmer (22' e 29') e João Pedro (43') aproveitaram as falhas defensivas do adversário.
Na segunda parte, aos 85', João Neves deixou o PSG reduzido a 10 elementos em campo, após puxar os cabelos a Cucurella.
Filme do jogo
A final teve portugueses em campo de ambas as partes. Do lado do Chelsea, Pedro Neto repetiu a titularidade, ao passo que o PSG voltou a apresentar o trio Nuno Mendes, Vitinha e João Neves de início.
Ao contrário do que seria expectável, o Chelsea cedo assumiu o domínio do jogo, com uma marcação agressiva sobre a zona de meio-campo. Ao minuto 9, o primeiro sinal de perigo. João Pedro deixou de calcanhar para o remate de Cole Palmer, que tirou tinta ao poste direito. Na resposta, aos 15', Désiré Doué teve o golo nos pés, mas o atacante preferiu servir Hakimi no coração da área e permitiu o corte fundamental de Cucurella.
Quando os parisienses começaram a crescer no encontro, o adversário deu um valente golpe. Aos 22', Nuno Mendes teve um corte defeituoso, com a cabeça, e Malo Gusto aproveitou para subir no terreno. Numa primeira tentativa, o defesa-central Lucas Beraldo ofereceu o corpo 'às balas', mas o lateral francês lá descobriu Cole Palmer, que abriu o ativo na sequência de um 'passe' para o fundo das redes.
Sete minutos volvidos, o avançado inglês, de 23 anos, bisou na partida. Num rápido contragolpe, Cole Palmer aproveitou a ausência de Nuno Mendes no corredor esquerdo e encarou o desemparado Vitinha no 1x1. O português não foi capaz de travar a progressão e o segundo golo estava anotado.
Ao longo da primeira parte, o PSG evidenciou claras dificuldades em acertar os tempos de pressão. Aos 43', Cole Palmer recebeu a bola nas costas do médio Fabian Ruiz e conduziu o esférico até à entrada da área. No momento certo, serviu para a finalização de João Pedro, que aproveitou o facto de Vitinha não acompanhar a sua movimentação.
No regresso dos balneários, o campeão francês tentou reentrar na partida, mas o guardião Roberto Sanchez, tantas vezes criticado, revelou segurança entre os postes. As melhor ocasiões de golo voltaram a pertencer ao Chelsea. O recém-entrado Liam Delap ameaçou o 4-0, mas Gigi Donnarumma revelou-se à altura e travou as intenções do ex-atacante do Ipswich Town.
Aos 85', João Neves perdeu a cabeça e puxou os cabelos a Cucurella, que provocou o médio, ex-Benfica. O juiz da partida recebeu indicação do VAR e mostrou cartão vermelho direto ao jogador, de 20 anos.
A época 2024/25 chegou, assim, ao fim. O Chelsea, 4.º classificado da última edição da Premier League, juntou o Mundial de Clubes à Liga Conferência, enquanto o PSG falhou o primeiro troféu da época, após a conquista da Ligue 1, da Taça, da Supertaça e da Liga dos Campeões.
Equipas iniciais
This is your @FIFACWC final line-up. pic.twitter.com/PHIbFJ5bW9
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 13, 2025
Le XI de départ de nos Parisiens ! ️#CFCPSG I #FIFACWC pic.twitter.com/3nIH1dLP7c
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) July 13, 2025
Antevisão
Estão encontrados os dois finalistas do Campeonato do Mundo de Clubes, que no último mês tem enchido de cor e alegria os estádios dos Estados Unidos da América. Chelsea e PSG vão lutar, este domingo, entre si pelo título de campeão do mundo.
Os londrinos, vencedores da última edição da Liga Conferência, chegaram ao jogo decisivo da prova depois de terem deixado Benfica, Palmeiras e Fluminense pelo caminho. A derrota (1-3) com o Flamengo, para a segunda jornada do Grupo D, acabou por beneficiar de certa forma os blues, que ficaram no lado mais 'fácil' da chave.
Contra todas as expetativas, a formação de Enzo Maresca poderá terminar a temporada com chave de ouro. Refira-se que o luso Pedro Neto é o melhor marcador da equipa com três golos. O médio Dário Essugo também já teve direito a minutos de utilização durante o torneio.
Do outro lado, está o PSG, vencedor da Liga dos Campeões. A equipa de Luís Enrique partiu para os Estados Unidos da América com o objetivo claro de ser campeão do mundo. Inter Miami, Bayern Munique e Real Madrid foram as 'vitimas' dos parisienses na fase a eliminar. Uma vez mais, o quarteto luso formado por João Neves, Vitinha, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos tem deixado bons sinais, quer com golos, quer com assistências.
A época 2024/25 estará para sempre na história do gigante da capital francesa. Além da Liga dos Campeões, nota para a conquista da Ligue 1, Taça francesa e Supertaça.
Siga, em direto, as principais incidências do Chelsea-PSG, a partir das 20 horas, no Desporto ao Minuto.