Leonardo Jardim faz o que ninguém fazia no Cruzeiro há 11 anos

Triunfo alcançado na visita ao Fluminense isolou, provisoriamente, a equipa orientada pelo treinador português na liderança do Brasileirão, algo que já não acontecia desde 2014, quando se sagrou bicampeão, pela mão de Marcelo Oliveira.

BELO HORIZONTE, BRAZIL - JUNE 01: Head coach Leonardo Jardim (C) of Cruzeiro celebrates with Gabriel Barbosa (L) and other players after winning the match against Palmeiras as part of Brasileirao 2025 at Mineirão Stadium on June 01, 2025 in Belo Horizonte

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
18/07/2025 07:59 ‧ há 5 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Brasil

O Cruzeiro, equipa orientada pelo treinador português Leonardo Jardim, está 'on fire', e, na madrugada de quinta para sexta-feira, foi ao Maracanã bater o Fluminense, por 0-2, totalizando, desta maneira, um ciclo de 14 encontros oficiais sem conhecer o 'sabor' da derrota.

 

Matheus Pereira, jogador que, em Portugal, representou Sporting e Desportivo de Chaves, vestiu o 'fato de gala', no Rio de Janeiro, e contribuiu para este resultado com duas assistências, a primeira das quais aos 30 minutos, para o golo de Fabrício Bruno, e a segunda apenas cinco minutos depois, desta feita, para o remate certeiro de Kaio Jorge.

Feitas as contas, com este triunfo, o Cruzeiro passa a somar 30 pontos ao cabo de 14 jornadas e ascende, provisoriamente, à liderança isolada do principal escalão do futebol brasileiro, com três pontos de vantagem sobre Flamengo (que tem um jogo em atraso) e Bragantino (que, na véspera, não foi além de um empate a duas bolas com o São Paulo, do também luso Cédric Soares).

Esta é, de resto, a primeira vez desde 2014 que o Cruzeiro sobe ao primeiro lugar do campeonato canarinho. Na altura, o treinador era Marcelo Oliveira, o 'obreiro' daquele que foi o último título nacional conquistado pelo conjunto sediado em Belo Horizonte (o quarto da sua história, o segundo de forma consecutiva).

Em 2023, o clube chegou a 'pernoitar' na dianteira da classificação, entretanto, sob as ordens de... Pepa, mas acabou por não conseguir encerrar a ronda por lá. Algo que, para já, é matematicamente certo que irá acontecer, visto que resta apenas realizar-se o duelo entre o 12.º classificado, o Grémio, e o 19.º e penúltimo, o Fortaleza, emblema que, recentemente, apresentou Renato Paiva como novo treinador.

Leonardo Jardim 'matou o borrego'

No entanto, este não foi o único 'jejum' no qual o Cruzeiro colocou um ponto final. Isto porque a formação agora comandada por Leonardo Jardim já não sabia o que era derrotar o Fluminense, no Maracanã, em duelos a contar para o Brasileirão, desde o 'longínquo' ano de 2008.

De lá para cá, os dois históricos emblemas do desporto canarinho defrontaram-se por 11 vezes, tendo os cariocas vencido oito e as três restantes terminado em empate. Na altura, Guilherme, Fabrício e Wagner marcaram os golos que acabaram por fazer a diferença.

No entanto, a verdade é que o Cruzeiro pouco tempo terá para festejar, uma vez que voltará à ação já pelas 20h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, desta feita, em 'casa', no Estádio Governador Magalhães Pinto, perante o Juventude, o atual 18.º e antepenúltimo classificado, com apenas 11 pontos conquistados, numa altura em que tem menos duas partidas disputadas.

A Raposa permanece, ainda, 'viva' na Taça do Brasil. Mais concretamente, nos oitavos de final, onde terá pela frente o CRB, nos próximos dias 30 de julho e 7 de agosto. O objetivo passa, claro está, por conquistar um título que lhe escapa já desde 2018, quando bateu, na final, o Corinthians, por um resultado agregado de 3-1.

Leia Também: Cruzeiro de Leonardo Jardim aplica 'chapa 4' e partilha topo com Flamengo

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Premier League

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas