"Benfica District". Os detalhes da 'revolução' de Rui Costa para a Luz

Apresentação do projeto está agendada para as 18h desta terça-feira, mas o anúncio foi antecipado por... João Diogo Manteigas, candidato assumido às eleições de outubro. Objetivo passa por concluí-lo a tempo do Mundial'2030.

Benfica District
AnteriorSeguinte

© Benfica

Carlos Pereira Fernandes
22/07/2025 07:11 ‧ há 2 dias por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Benfica agendou, para as 18h00 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira, uma conferência de imprensa, na qual irá apresentar o "Benfica District", um projeto com o qual a direção liderada por Rui Costa pretende levar a cabo uma total 'revolução' do Estádio da Luz e das zonas circundantes.

 

Os planos foram delineados em conjunto com o escritório de arquitectura Saraiva + Associados, e será tornado público numa cerimónia onde estarão personalidades como a ministra da Cultura, Juventude e Desportivo, Margarida Balseiro Lopes, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

A intenção passa por ter todas as obras concluídas a tempo do arranque do Campeonato do Mundo de 2030, que, recorde-se, será organizado, de forma conjunta, por Portugal, Espanha e Marrocos, com passagem, ainda, por Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de assinalar aquela que será o 100.º aniversário da competição.

Mas vamos por partes. O primeiro passo será redefinir a forma do próprio Estádio da Luz, com uma nova fachada, que terá um propósito, não só estético, como também prático, visto que promete proporcionar sombra aos átrios e melhorar o conforto dos espectadores. Por fora, será, também instalada uma iluminação LED integrada, facilitando a promoção, não só dos próprios jogos, como de outros eventos, como concertos.

No interior, os encarnados pretendem instalar um quarto nível, fora da arquibancada, com 6.800 metros quadrados de espaço de uso misto, que poderá acomodar escritórios e até mesmo instalações comerciais. Além disso, a capacidade aumentará para um total de 70.000 lugares, sendo que a primeira fase de expansão (para 68.100 lugares) já está concluída.

Pavilhões, hotel, museu...

No entanto, a 'revolução' não ficará por aqui. A direção do Benfica pretende demolir tudo aquilo que circunda o Estádio da Luz, para construir, em primeiro lugar, três pavilhões, entre eles, uma Arena Multiusos com capacidade para 10.000 adeptos, onde, atualmente, se encontra o Museu Cosme Damião. Os dois restantes, reservados para as modalidades, terão 2.500 e 1.500 lugares.

Nesta mesma zona, serão instalados uma nova piscina comunitária, um teatro com capacidade para 500 espectadores e um campo de futebol. O Museu propriamente dito, será 'transportado' para uma nova zona, onde, atualmente, se encontra um parque de estacionamento. Ao lado, terá um hotel com 120 quartos, uma residência para atletas e estudantes com 100 quartos, um edifício de escritórios, a loja oficial e estabelecimentos de comércio.

Este megaprojeto contempla, ainda, a construção de uma nova central, em frente à fachada principal, que servirá para acolher o convívio de até 10.000 adeptos, antes e depois das partidas. O anúncio propriamente dito, surge a, sensivelmente, três meses das eleições para a presidência do clube.

Anunciado por... João Diogo Manteigas

Curiosamente, o anúncio desta empreitada foi feito por João Diogo Manteigas, advogado e candidato assumido às eleições agendadas para o próximo dia 25 de outubro, no podcast 'Benfica Vencerá', esta segunda-feira.

"A direção do Benfica, na pessoa de Rui Costa, vai anunciar uma coisa chamada 'Benfica Master Plan', que é uma reformulação, uma atualização, daquilo que é o complexo desportivo do Benfica. Estádio, pavilhões, áreas comerciais, parque de estacionamento", afirmou.

Leia Também: Martim Mayer visa Rui Costa: "Está na hora de dar um murro na mesa"

Partilhe a notícia


Rede social

As fotos das férias da família de Ricardo Quaresma (em Portugal e não só)

Ricardo Quaresma

As fotos das férias da família de Ricardo Quaresma (em Portugal e não só)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 a 'meio caminho' de chegar à neutralidade carbónica até 2030

Fórmula 1

Fórmula 1 a 'meio caminho' de chegar à neutralidade carbónica até 2030

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas