"João Pinheiro? Encaramos isto como um excelente começo de época 2025/26"

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) afirmou hoje que a nomeação de João Pinheiro para o Campeonato do Mundo de sub-20 de 2025 é o "culminar de um trabalho de excelência" protagonizado pelo árbitro.

PORTO, PORTUGAL - FEBRUARY 27: Joao Pinheiro, the referee during the Liga NOS match between FC Porto and Sporting CP at Estadio do Dragao on February 27, 2021 in Porto, Portugal. Sporting stadiums around Portugal remain under strict restrictions due to th

© Getty Images

Lusa
23/07/2025 19:54 ‧ há 8 horas por Lusa

Desporto

José Borges

O juiz da associação de Braga, de 37 anos, é um dos 18 selecionados para o torneio cuja fase final decorre entre 27 de setembro e 19 de outubro, no Chile, num ano em que ascendeu à categoria Elite da UEFA, a mais elevada da arbitragem europeia, e em que foi o quarto árbitro na final da Liga dos Campeões, com o Paris Saint-Germain a derrotar o Inter Milão (5-0), em 31 de maio, em Munique.

 

"Encaramos isto como um excelente começo de época 2025/26. É muito importante esta nomeação. Significa o reconhecimento que a UEFA e a FIFA têm pelos nossos árbitros. É o culminar de um trabalho de excelência que o João Pinheiro tem vindo a fazer. Tem sido uma caminhada longa. Tem sido muito trabalho, muita dedicação, quer dele, quer da equipa e da estrutura", disse José Borges, à Lusa.

Natural de Barcelos, mas vinculado ao Núcleo de Árbitros de Famalicão, João Pinheiro vai ser coadjuvado pelos compatriotas Bruno Jesus e Luciano Maia, dois dos 36 árbitros assistentes escolhidos pelo Comité de Árbitros da FIFA para a 24.ª edição da prova.

O presidente da APAF crê ainda que a presença desse trio de juízes no Mundial de sub-20 pode ser "uma alavanca" para a arbitragem lusa estar representada com mais consistência nos futuros torneios das seleções AA, depois da ausência do Mundial2022, no Qatar, e da presença de um árbitro principal no Euro2024, na Alemanha, Artur Soares Dias, que entretanto terminou a carreira.

"Não é totalmente uma coisa que esteja dependente de nós. A arbitragem trabalha dia a dia, ano a ano, para que isso seja possível. Acreditamos que é possível, porque temos dos melhores árbitros da Europa e do mundo. Que esta seja uma alavanca para que, no futuro, todos olhem para a nossa arbitragem, quer interiormente, quer no exterior, de uma forma mais coerente e focada", salientou.

Para José Borges, a participação de João Pinheiro no Chile, num torneio de 24 seleções sem a equipa das 'quinas', pode inspirar os árbitros mais jovens e os árbitros futuros a "poderem alcançar um dia" nível semelhante.

"Garantidamente que quer a nomeação de João Pinheiro, quer outras futuras que possam vir vão ser sempre marcos que ficam para os mais jovens e um espaço de esperança para eles poderem alcançar um dia esses patamares", frisou.

A nomeação dos árbitros lusos já tinha sido destacada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Representa mais uma prova de confiança na arbitragem portuguesa e no trabalho desenvolvido por todo o setor. Em nome da FPF, felicito a nossa equipa de arbitragem pela nomeação, seguro de que a nossa equipa de arbitragem representará, ao mais alto nível, a arbitragem portuguesa", reagiu Pedro Proença.

Também o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, assumiu a satisfação com a escolha.

"Trata-se de uma excelente notícia para a arbitragem portuguesa. O nosso trabalho visa a excelência e a presença dos nossos árbitros nos mais altos patamares do futebol internacional. É o culminar do trabalho de muitas pessoas e de todo um setor, mas quero aqui destacar o nome dos escolhidos para esta competição, João Pinheiro, Bruno Jesus e Luciano Maia, a quem endereço os meus mais sinceros parabéns", rematou Luciano Gonçalves.

Leia Também: FIFA escolhe João Pinheiro para apitar jogos no Mundial de sub-20

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Francisco Conceição ainda não se despediu do FC Porto: "É só o começo..."

Juventus

Francisco Conceição ainda não se despediu do FC Porto: "É só o começo..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 a 'meio caminho' de chegar à neutralidade carbónica até 2030

Fórmula 1

Fórmula 1 a 'meio caminho' de chegar à neutralidade carbónica até 2030

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas