O Sporting de Braga deu o arranque dos portugueses na época 2025/26, esta quinta-feira, sem conseguir ir além de um empate (0-0) na deslocação até ao reduto do Levski Sofia, na Bulgária, em jogo referente à primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa.
Carlos Vicens decidiu ir a jogo com um onze inicial constituído por Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Paulo Oliveira, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Vitor Carvalho, Gorby Baptiste, João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Fran Navarro e Ricardo Horta, naquela que foi a sua estreia oficial à frente dos arsenalistas, mas a primeira parte não correu propriamente de feição à sua equipa.
É certo que Rodrigo Salazar e Ricardo Horta ainda tentaram criar perigo junto da área contrária, mas as investidas foram tímidas e até foi Rildo a colocar a bola no fundo das redes, aos 33 minutos, momento em que foi prontamente apanhado em fora de jogo, por parte de um dos árbitros assistentes da equipa de arbitragem liderada pelo italiano Matteo Marchetti.
Até ao fim do primeiro tempo, o conjunto da Bulgária ainda ameaçou por intermédio de Marin Petkov, a obrigar Lukas Hornicek a aplicar-se, sendo que, já à beira do intervalo, também Vítor Carvalho esteve perto de 'faturar'.
Sem qualquer mexida de parte a parte no regresso dos balneários, a equipa portuguesa apresentou-se um pouco mais possante, de olhos postos na baliza defendida por Svetoslav Vutsov, desde logo com uma tentativa perigosa de Rodrigo Zalazar em cima da hora de jogo.
Sensivelmente a meio do segundo tempo, Carlos Vicens decidiu mexer na equipa e optou por lançar Amine El Ouazzani e Sikou Niakaté para os lugares de Fran Navarro e Gustaf Lagerbielke, respetivamente, mas a verdade é que a equipa tardou em apresentar sinais de melhoria.
Debaixo de um ambiente intenso e ensurdecedor, protagonizado pelos adeptos da Bulgária, o jogo arrastou-se gradualmente até ao apito final, com o nulo no marcador a ser 'imperativo', mesmo com as entradas de Roger Fernandes e Ismael Gharbi (dupla que ainda desenhou o último lance de perigo) para as respetivas vagas deixadas por Rodrigo Zalazar e Mario Dorgeles.
Game face.#GanharComTodos | #UEL pic.twitter.com/wPj9Dy3N8P
— SC Braga (@SCBragaOficial) July 24, 2025
Recorde-se que a segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa realiza-se na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental). Em caso de novo empate, há lugar a prolongamento, mas se os bracarenses aproveitarem o fator casa, seguirão, então, para a terceira pré-eliminatória da prova... e só depois o playoff de acesso à fase de liga única.
Leia Também: Sp. Braga e Santa Clara dão pontapé de saída na Europa (antes do Benfica)