TAD aceita providência cautelar do Benfica e suspende interdição da Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) aceitou a providência cautelar do Benfica e suspendeu a interdição do Estádio da Luz por um jogo, que tinha sido imposta pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

LISBON, PORTUGAL - 2024/07/28: General view of the Estadio da Luz before the start of the Pre-Season Friendly match between SL Benfica and Feyenoord at Estadio da Luz.
(Final score: SL Benfica 5 - 0 Feyenoord). (Photo by Henrique Casinhas/SOPA Images/Lig

© Getty Images

Lusa
24/07/2025 22:52 ‧ ontem por Lusa

Desporto

I Liga

No acórdão, a que agência Lusa teve hoje acesso, o TAD deu provimento à providência cautelar, suspendendo a interdição, lembrando que a interdição do estádio acarreta "muitos prejuízos" para o Benfica, "em particular pela privação de receitas publicitárias e bilhéticas", e conclui que o pedido 'encarnado' cumpre os requisitos para ser aceite.

 

A decisão do TAD suspende, assim, a interdição de um jogo do Estádio da Luz, um castigo aplicado pelo CD da FPF devido ao comportamento dos adeptos no estádio do Dragão no encontro frente ao FC Porto realizado a 06 de abril.

No acórdão do TAD, o Benfica defende que a decisão do Conselho de Disciplina (CD) da FPF "está ferida de nulidade por violação das garantias de defesa e do direito a um processo justo e equitativo" e considera que aquele órgão "incorreu em erro no julgamento dos factos".

Os 'encarnados' alegam que "em momento algum" foram identificados "de forma clara" os "deveres violados" pelo Benfica durante aquele jogo, criticando o CD por se ter "limitado a transcrever um conjunto de normas regulamentares e legais".

O Benfica alerta, ainda, que para concluir que as pessoas com os comportamentos que motivaram o castigo são adeptos do clube seria necessária a identificação da Polícia ou que os bilhetes fossem nominativos, "o que não aconteceu", segundo as 'águias'.

A FPP não se opôs à providência cautelar do Benfica, mas fez questão de sinalizar que essa postura "não implica qualquer confissão dos factos" defendidos pelo clube.

O castigo ao clube benfiquista está relacionado com o arremesso de artefactos pirotécnicos por parte dos adeptos 'encarnados', que atingiram apoiantes portistas, durante o mais recente clássico da I Liga com o FC Porto, que o Benfica venceu por 4-1, em 06 de abril, no Estádio do Dragão.

Leia Também: Benfica ataca Noronha Lopes e acusa-o de "distorcer a realidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Futebol de formação

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Fórmula E

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas