Gyokeres desbloqueia o mercado. Os 3 alvos do Sporting a pensar no 'tri'

Venda do internacional sueco ao Arsenal valerá um encaixe financeiro que poderá superar os 70 milhões de euros e permitirá aos leões 'atacar' o defeso com uma maior margem de manobra.

LISBON, PORTUGAL - MAY 17: Goal scorer Viktor Gyokeres of Sporting CP celebrates with President Frederico Varandas of Sporting CP after winning the Liga Portugal Betclic during the Champions Trophy Celebrations Liga Portugal Betclic at the end of the matc

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
24/07/2025 06:57 ‧ há 2 dias por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Mercado

É um Sporting de 'cofres cheios' aquele que se prepara para 'atacar' o que resta do mercado de transferências de verão, sobretudo, na sequência da iminente venda de Viktor Gyokeres ao Arsenal, a troco de uma verba na ordem dos 63,5 milhões de euros, que poderá ascender aos 73,5 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos de natureza desportiva.

 

Uma venda milionária, na sequência de uma das maiores 'novelas' de verão a nível mundial, que acresce às também já consumadas de Geovany Quenda, Dário Essugo (juntos, por 74,4 milhões de euros, sendo que o primeiro irá permanecer em Alvalade por mais uma temporada, a título de empréstimo), Marcus Edwards (por dez milhões de euros, para o Burnley) e Vladan Kovacevic (para o Norwich City, por 2,5 milhões de euros).

Feitas as contas, a direção liderada por Frederico Varandas já garantiu um encaixe financeiro de 150,4 milhões de euros, o que lhe dá toda uma nova margem de manobra, num defeso que, até ao momento, tem sido... 'ameno', visto que ainda só foram adquiridos Giorgi Kochorashvili (ao Levante, por 5,5 milhões de euros), Rui Silva (ao Real Betis, por 4,7 milhões de euros, após uma época de empréstimo) e Alisson Santos (ao EC Vitória, por 2,1 milhões de euros).

As necessidades estão, de resto, há muito identificadas pela estrutura verde e branca, e passam pela chegada de, pelo menos, mais três reforços. De preferência, a tempo do tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, perante o Benfica, que está agendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 31 de julho, no Estádio do Algarve.

Solução à direita

Uma das prioridades dos bicampeões nacionais em título (que, agora, procurarão conquistar um 'tri' que lhes escapa já desde 1952/53) passa pela aquisição de uma nova solução para o lado direito da defesa, visto que Iván Fresneda, Ricardo Esgaio e Diogo Travassos não dão garantias de tranquilidade para os desafios que se aproximam.

Georgios Vagiannidis está, há muito, identificado como hipótese para ocupar a vaga, mas as negociações com o Panathinaikos teimam em não avançar. Os leões já terão mesmo avançado com uma proposta na ordem dos dez milhões de euros (mais bónus), que foi prontamente rejeitada pela equipa orientada pelo treinador português Rui Vitória, que continua a apontar para os 15 milhões de euros.

Alberto Costa, jogador que 'explodiu' ao serviço do Vitória SC, precisamente, sob as ordens de Rui Borges, é outro dos nomes em cima da mesa, mas parece cada vez mais perto de 'escapar' para o FC Porto, a troco de 15 milhões de euros (mais um milhão de euros em prémios), com João Mário a seguir viagem no sentido inverso, rumo à Juventus, por 12 milhões de euros.

'Companhia' para Francisco Trincão

Se Francisco Trincão parece ter lugar reservado no lado direito do ataque verde e branco, no esquerdo, persistem as dúvidas, ainda que Geny Catamo (agora, 'dono' da camisola número 10) pareça partir na 'pole position', com Alisson Santos a procurar demonstrar que é um nome a ter em consideração. Ainda assim, carecem opções.

Tal como foi já noticiado pelo Desporto ao Minuto, o Sporting vê com bons olhos a contratação de Jota Silva, jogador que há, sensivelmente, um ano viu 'escapar' para o Nottingham Forest, fruto de um entendimento que valeu ao Vitória SC um encaixe financeiro na ordem dos sete milhões de euros, podendo este ascender aos 12 milhões de euros, com bónus pelo meio. Samuel Lino, ex-Gil Vicente que alinha ao serviço do Atlético de Madrid, é outro nome na calha.

O 'novo Viktor Gyokeres'

Finalmente, na frente de ataque, é óbvia a necessidade de uma nova opção. Afinal, o Sporting perdeu Viktor Gyokeres, unanimemente considerado uma das 'armas' mais letais da história do futebol português, depois de, em duas temporadas, ter somado um total de 97 golos e 27 assistências ao cabo de 102 jogos oficiais.

A possibilidade de este cenário se concretizar, mais cedo ou mais tarde, levou a direção liderada por Frederico Varandas a chegar-se à frente e a pagar, ao Nordsjaelland, qualquer coisa como 19 milhões de euros pelo passe de Conrad Harder. Na primeira campanha de leão ao peito, o jogador de apenas 20 anos de idade marcou 11 golos (e deu outros sete a marcar) em 47 partidas oficiais. Sinais positivos... mas que não chegam.

Luis Suárez é, neste momento, o jogador mais bem posicionado para ocupar esta vaga, ainda que o Almería esteja a procurar 'esticar a corda', levando-o para o estágio de pré-temporada, em Marbella, e exigindo, pelo menos, 20 milhões de euros para o libertar. No entanto, tudo aponta para que, nos próximos dias, surja 'fumo branco' no horizonte.

Franjo Ivanovic, do Union St. Gilloise, também foi apontado como solução para o setor mais adiantado do terreno, em Alvalade, mas os mais recentes relatos colocam-no na rota... do Benfica, na sequência de uma transferência que pode ascender aos 20 milhões de euros.

Leia Também: Não foi greve, mas... por que Gyokeres pôde faltar ao trabalho e eu não?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Futebol de formação

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Fórmula E

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas