João Mário revela papel de Francisco Conceição na mudança para a Juventus

Internacional português assinou pelo conjunto italiano e reencontra compatriota e antigo colega de equipa com quem admite ter falado antes de dar o 'sim' à Juventus. João Mário garante estar feliz com a nova aventura na carreira.

TURIN, ITALY - JULY 24: Juventus new signing Joao Mario poses with Damien Comolli at Juventus headquarters on July 24, 2025 in Turin, Italy. (Photo by Daniele Badolato - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images)

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
25/07/2025 08:19 ‧ há 2 dias por Francisco Amaral Santos

Desporto

Mercado

João Mário revela-se feliz por deixar o FC Porto e mudar-se para a Juventus. Depois de uma longa ligação ao clube azul e branco, onde fez quase toda a formação antes de ser aposta de Sérgio Conceição na equipa principal, o internacional português de 25 anos dá o salto na carreira para Itália e reconhece que Francisco Conceição o ajudou na hora de dizer 'sim' ao gigante italiano. 

 

"A Juventus é um clube incrível, o mais importante da Itália e um dos melhores do mundo. Por isso, não poderia estar mais entusiasmado por iniciar esta nova aventura em Turim. Espero que seja uma grande temporada para mim e para a Juventus. Quero dar o meu melhor por este clube", começa por dizer João Mário, em entrevista aos canais oficiais da Juventus, citado pelo TuttoSport, prosseguindo. 

"Conversámos e o Chico só teve coisas boas a dizer sobre a Juventus e sobre esta cidade. Quando falei com ele, soube imediatamente que tinha de vir para cá. Estou muito feliz por poder jogar com ele novamente", reconhece o jogador português. 

Refira-se que o FC Porto encaixa 12 milhões de euros com a venda de João Mário, revelaram os dragões em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A SAD azul e branca revela ainda que o acordo "prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador". 

O que podem esperar os adeptos? 

João Mário foi, ainda, desafiado a apresentar-se aos adeptos e garante ser um jogador muito mais ofensivo do que defensivo, apesar de ter sido adaptado a lateral direito. 

"Quando comecei a jogar, era extremo, devido às minhas qualidades mais ofensivas... Agora, porém, alinho como lateral-direito porque sinto-me mais confortável nessa posição. Os adeptos podem esperar um jogador ofensivo que gosta de criar oportunidades, de fazer assistências e até mesmo de marcar alguns golos, se possível", aponta o ex-FC Porto, que também deixa destaca a Serie A como "um campeonato muito competitivo com vários jogadores de qualidade". 

Mais um português em Turim 

A Juventus tem contado com presença portuguesa nos últimos anos e esta época não será execeção. Alberto Costa até fez o caminho inverso e assinou pelo FC Porto, mas Francisco Conceição e João Mário vão ser os responsáveis por continuar a dar sotaque português ao conjunto italiano. 

Antes disso, foram vários os craques portugueses que vestiram a camisola da Vecchia Signora. Cristiano Ronaldo, claro está, João Cancelo ou Renato Veiga são os exemplos mais recentes, mas a Juventus desde cedo teve jogadores portugueses. Rui Barros, Paulo Sousa, Dimas, Jorge Andrade e Tiago Mendes também passaram por Turim. 

Há, ainda, o caso de Félix Correia, extremo português que foi contratado recentemente pelos franceses do Lille ao Gil Vicente. Félix passou pelos sub-23 da Juventus e chegou a estrear-se pela equipa principal, numa altura em que partilhava o balneário com CR7. 

Despedida emotiva 

Durante o seu longo percurso no FC Porto, que durou 16 anos, João Mário conquistou dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira, títulos aos quais juntou, também, a UEFA Youth League, aos serviço da equipa de sub-19. 

Na hora de se despedir, o internacional português de 25 anos não escondeu a emoção com uma mensagem, em vídeo, publicada na rede social Instagram, onde recordou os primeiros passos, em criança, e tudo aquilo que conquistou no Dragão. 

"Portistas, chegou o momento de dizer adeus. Cheguei aqui ainda criança, com apenas nove anos e muitos sonhos por realizar. Saio ao final de 16 temporadas com o orgulho de ter defendido as cores deste clube que me deu absolutamente tudo e ao qual serei eternamente grato. Obrigado por me acolherem desde o primeiro dia e transformarem-me na pessoa que sou hoje", agradeceu João Mário, o mais recente reforço da Juventus para a nova temporada 2025/26. 

Leia Também: "Como se fosse no Dragão". A conversa entre Chico Conceição e João Mário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Madalena Aragão

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Fórmula 1

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas