Alexander Isak é o novo protagonista deste mercado de transferências. O avançado sueco de 25 anos preparava-se para iniciar a quarta temporada ao serviço do Newcastle, mas na quinta-feira terá tomado a decisão que era altura de explorar novas oportunidades, ficando de fora da digressão asiática dos magpies.
O Newcastle tentou abafar o caso, falando de uma "pequena lesão na coxa", mas a imprensa inglesa garante que se tratou de um 'murro na mesa' de Isak, que quer abraçar um novo desafio que lhe permita lutar por títulos.
Não faltam, por isso, candidatos à sua contratação e o tema já quase virou assunto de Estado em terras de Sua Majestade.
O Liverpool é apontado como o grande candidato, mas a chegada, já confirmada, de Hugo Ektike, deverá complicar um eventual negócio. Os reds terão mesmo feito uma primeira abordagem informal na semana passada, mas o Newcastle não se mostrou disponível para negociar, algo que terá deixado Isak bastante frustrado.
No entanto, a porta do Liverpool não está completamente fechada para o internacional sueco. Jogadores como Federico Chiesa, Darwin Núñez, Luis Díaz ou Harvey Elliott ainda podem sair neste verão e permitir ao Liverpool um novo investimento avultado, pese embora as já confirmadas contratações (milionárias) de Ektike, ao Eintracht Frankfurt, e de Florian Wirtz, ao Bayer Leverkusen.
Newcastle United have announced the first team squad that has departed for the club’s 2025 Asia Tour. 🇸🇬🇰🇷
— Newcastle United (@NUFC) July 24, 2025
The Magpies are on their way to Singapore, where they will face Arsenal on Sunday as part of their pre-season preparations.
We will then travel to South Korea to face a… pic.twitter.com/prah56CaQQ
Trio fora da corrida
Por seu turno, o Arsenal prepara-se para comprar Viktor Gyokeres ao Sporting e por essa razão deverá manter-se fora da corrida por Isak. O mesmo se aplica ao Chelsea, que já comprou Liam Delap (Ipswich) e João Pedro (Brighton) neste mercado de verão, e ao Manchester United, que procura um ponta de lança mas que já gastou milhões com Matheus Cunha (Wolverhampton) e Bryan Mbeumo (Brentford).
Solução saudita à vista?
O Newcastle já terá estabelecido o preço de 172 milhões de euros para libertar Alexander Isak. O valor assusta qualquer um, mas já se sabe que na Arábia Saudita o problema nunca será dinheiro. Nesse sentido, o fundo de investimento saudita poderá recolher os fundos desejados para promover a chegada de Isak, mas o avançado sueco não estará propriamente inclinado em deixar a elite do futebol europeu para se mudar para a Ásia.
Sobram, ainda, três 'gigantes' do futebol mundial. Barcelona e Real Madrid são sempre candidatos a ter em conta, mas dificilmente serão o destino do goleador sueco de 25 anos. Os blaugranas têm dificuldades financeiras conhecidas e problemas na inscrição de novos jogadores, ao passo que os merengues têm várias estrelas na frente de ataque, tais como Vinícius Júnior e Kylian Mbappé.
Por último está, ainda, o PSG. O conjunto francês até terá argumentos financeiros para conseguir lidar com o Newcastle, mas nesta altura a sua contratação parece pouco provável, até porque Ousmane Dembélé é o dono do lugar e assume-se como candidato à conquista da Bola de Ouro.
O que se seguirá para Isak?
Alexander Isak quer um novo desafio na carreira e tem a ambição de ganhar títulos depois de três anos no Newcastle, tendo marcado 62 golos e sendo figura determinante na conquista da Taça da Liga inglesa. Segundo a Sky Sports, Isak também pretende ser reconhecido a nível financeiro e pede um salário semanal superior a 300 mil euros.
Leia Também: Liverpool quer dar 140 milhões por Isak, mas Newcastle não quer vender