A especulação em torno do futuro de Viktor Gyokeres está prestes a acabar, de uma vez por todas, mas em Inglaterra já há uma nova novela, novamente com um protagonista... de nacionalidade sueca. Alexander Isak, a grande estrela do Newcastle, quer 'bater com a porta' o mais rapidamente possível e mudar-se para o Liverpool, mas a transferência para Anfield está longe de ser de fácil concretização.
Os magpies iniciaram uma digressão asiática e na hora de revelarem os convocados os adeptos ficaram surpresos com a ausência do goleador sueco que se encontra no clube inglês há três anos. O Newcastle afirmou que Isak estaria ausente devido a uma "pequena lesão na coxa", mas depressa a imprensa inglesa garantiu que se tratou de uma decisão motivada pelo desejo de querer sair e encontrar um novo desafio que lhe permita lutar pela conquista recorrente de títulos.
A Sky Sports garante, este sábado, que Alexander Isak não submeteu qualquer pedido formal junto do Newcastle, e que tudo tem sido conversado entre as partes nos últimos meses. No entanto, a alegada recusa do Newcastle em negociar com o Liverpool, numa aproximação feita na semana passada, terá deixado o goleador sueco bastante frustrado.
Com mais três anos de contrato, Alexander Isak tem como preferência jogar no Liverpool, atual campeão inglês, mas também já sabe que o Newcastle estabeleceu um preço de 172 milhões de euros para abdicar do seu passe.
Esta incerteza em torno do futuro de Isak está a inquietar os adeptos, mas Eddie Howe, treinador do Newcastle, garantiu que "não há qualquer negociação em andamento".
"Não é fácil para ninguém. As conversações entre o Alex e o clube, ou entre o Alex e eu, vão ficar privadas por razões óbvias. Temos um relação muito boa. Foi magnífico para nós desde que chegou, como já disse. É muito popular no balneário e adorávamos que continuasse esta jornada connosco. Estamos numa boa situação financeira e temos ambição de continuar a melhorar o nosso plantel", explicou Eddie Howe, em conferência de imprensa.
"Conversations between Alex and I will stay private"
— Sky Sports News (@SkySportsNews) July 26, 2025
Eddie Howe on Alexander Isak's injury, future and what it means for Newcastle pic.twitter.com/sUuyIcwRVx
Al Hilal acena com salário surreal
O Liverpool já gastou muitos milhões neste mercado de verão, contratando, por exemplo Hugo Ektike, ao Eintracht Frankfurt, e de Florian Wirtz, ao Bayer Leverkusen. Ainda assim, e perante a possibilidade da saída de jogadores como Federico Chiesa, Darwin Núñez, Luis Díaz ou Harvey Elliott, os reds podem protagonizar um novo 'assalto' ao mercado, sendo Alexander Isak um alvo há muito desejado em Anfield.
Por sua vez, Chelsea, Arsenal ou Manchester United parecem estar arredados desta corrida, ao contrário do... Al Hilal. O clube saudita, já se sabe, tem fundos quase infindáveis, e promete lutar por Alexander Isak, colocando em cima da mesa um salário de quase 700 mil euros... por semana! A informação foi revelada pelos ingleses do Guardian, que garantem ainda que o Al Hilal inseriu ainda mais alguns bónus milionários no contrato que ofereceu ao jogador sueco de 25 anos.
Ainda assim, e apesar dos valores surreais vindos da Arábia Saudita, Alexander Isak parece manter-se firme na decisão de querer jogar apenas no Liverpool. O jornalista italiano e especialista de mercado, Fabrizio Romano, esclareceu este sábado que não existem negociações com o Al Hilal, uma vez que Isak já recusou as ofertas sauditas que teve em mãos. O goleador sueco tem o desejo de manter-se na elite do futebol europeu e não admite outro cenário nesta fase (ascendente) da sua carreira.
🇸🇪 There’s nothing ongoing between Alexander Isak and Al Hilal now.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 26, 2025
Isak has already turned down Saudi options, he said no as his wish remains to play at the highest level in Europe.
The real club in concrete talks for Isak was, is and remains Liverpool. pic.twitter.com/8YyGqezjqP
Newcastle tenta duplicar investimento
A intransigência do Newcastle ao negociar Isak tem uma razão associada. Afinal de contas, o avançado sueco custou 70 milhões de euros no verão de 2022, chegando a St. James' Park vindo da Real Sociedad.
Depois de uma primeira época de adaptação a Inglaterra e à Premier League, o internacional sueco 'disparou' nas duas temporadas seguintes, ultrapassando a barreira dos 20 golos em ambas.
No balanço das três épocas a defender as cores do Newcastle, Alexander Isak contabilizou um saldo de 62 golos e foi figura determinante na conquista da Taça da Liga inglesa em 2024/25.
Leia Também: Alexander Isak força saída e motiva 'sismo' em Inglaterra. O que se sabe?