O Benfica conquistou, na noite deste sábado, a 13.ª edição da Eusébio Cup, levando a melhor diante do Fenerbahçe, de José Mourinho, com um triunfo por 3-2. Num Estádio da Luz bem composto, e com uma maior assistência quando comparado com há dois meses, as águias acabaram por justificar a vitória neste jogo de apresentação aos sócios e adeptos, virando agora as atenções para a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Sporting.
Para este segundo jogo de preparação na pré-época 2025/26 - encarnados venceram há dias o Estoril - o treinador Bruno Lage decidiu surpreender no onze inicial e colocou em campo os reforços Amar Dedic, Richard Ríos e Enzo Barrenechea. A estes juntaram-se Anatoliy Trubin, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, João Veloso, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis. De fora, e para além dos lesionados Manu Silva, Tomás Araújo, Alexander Bah e Nuno Félix, ficou Florentino Luís, que está a contas com uma mialgia.
Depois de uma homenagem a Eusébio antes do apito inicial, que dá o nome a este troféu, as águias mostraram um ascendente nos primeiros minuto e foi sem surpresa que chegaram ao golo inaugural. Os primeiros avisos foram dados por Otamendi e Pavlidis em escassos minutos. Aos 13 minutos, o argentino cabeceou para uma excelente intervenção do guarda-redes croata Livakovic, antes do grego disparar ligeiramente por cima (17'). Pelo meio, o marroquino En-Nesyri atirou para boa defesa de Trubin
O conjunto encarnado somava mais posse de bola, mas o Fenerbahçe ia importunando a defesa contrária com contra-ataques perigosos. Pese embora o equilíbrio que se fazia sentir pela meia-hora de jogo, eis que o Benfica quebrou o nulo na Luz aos 38 minutos. Num lance de grande conexão entre Pavlidis e Akturkoglu, o grego lançou a corrida do turco que só teve de atirar para o fundo da baliza, no frente a frente com Livakovic.
Ao primeiro golo, seguiu-se quase de imediato o segundo. Na sequência de um lance de insistência junto à área do Fenerbahçe, Richard Ríos rematou primeiro para defesa de Livakovic. Na recarga, o reforço Dedic cruzou para a grande área, onde Pavlidis tentou rematar para golo, mas a bola ainda desviou em Brown, fazendo um autogolo.
O Fenerbahçe acabou por relançar a partida à beira do intervalo. Depois de uma perda de bola de Enzo Barrenechea, o capitão Kahveci ganha o esférico e rematou colocado à entrada da grande área para o 2-1 no Estádio da Luz.
A segunda parte trouxe um Benfica algo adormecido e um Fenerbahçe à procura de ferir o adversário e tentar alcançar o empate. Aos 54 minutos, o colombiano Jhon Durán, com tempo e espaço para rematar, viu o poste evitar o que seria um golaço e o empate no jogo. Mas a igualdade acabou por aparecer. En-Nesyri galgou metros com a bola controlada e atirou para o fundo da baliza de Samuel Soares, que tinha entrado ao intervalo (60').
Às duas mexidas ao intervalo, Bruno Lage juntou outras cinco pouco depois da hora de jogo e foi do banco que surgiu o tento da vitória. Antes de novo momento de festejo na Luz, houve uma situação mais alarmante. Bruma, que tinha sido lançado no arranque da etapa complementar, lesionou-se sozinho na perna esquerda e saiu do relvado a coxear.
Aos 82 minutos, acabou por surgir o golo da vitória encarnada. Autor do golo que valeu a vitória sobre o Newcastle e a conquista da Eusébio Cup em 2022, Henrique Araújo marcou no regresso à Luz. Depois de sucessivos empréstimos, o madeirense saiu do banco para dar novo triunfo às águias neste troféu. Na sequência de um livre, Otamendi tocou para o coração da e o avançado antecipou-se à defesa turca para descontar na partida. O mesmo jovem acabaria por bisar no encontro já em tempo de descontos, mas o lance foi anulado por falta no ataque encarnado.
O encontro foi caminhando para o fim e o Benfica acabaria por conquistar a 13.ª edição da Eusébio Cup, a sexta que segue para o Museu encarnado e a terceira de forma consecutiva. Segue-se, agora, cinco dias de trabalho antes do dérbi eterno na discussão da Supertaça Cândido de Oliveira, na próxima quinta-feira, frente ao Sporting, no Estádio do Algarve.
Leia Também: Fenerbahçe é tira-teimas antes de arranque infernal de época do Benfica