Não basta a camisola retirada. O Liverpool anunciou, este sábado, uma nova série de medidas para homenagear Diogo Jota, jogador português que morreu no passado dia 3 de julho, no mesmo acidente de viação que 'roubou' a vida ao irmão André Silva.
Para além de imortalizar a camisola 20, que será para sempre de Jota, o clube inglês compromete-se a criar um programa especial de futebol de formação com o nome do avançado português e anunciou que os jogadores do Liverpool vão entrar em campo com um escudo nas camisolas, de homenagem ao colega Jota.
Em comunicado, os reds começam por agradecer as "milhares de homenagens" que foram sendo feitas a Diogo Jota ao longo dos últimos dias, em especial a todos aqueles que se deslocaram até Anfield para prestar o seu tributo ao internacional luso no memorial gigante que foi alimentado pelos adeptos desde aquela trágica manhã de quinta-feira.
"As flores em homenagem serão usadas em canteiros de todas as instalações do clube, incluindo Anfield, o Centro de Treinos AXA e o Centro de Treinos AXA Melwood. Os artefatos restantes serão reciclados por uma empresa especializada e usados para ajudar a criar uma escultura memorial permanente que se tornará num futuro ponto central de homenagem em Anfield", pode ler-se na nota oficial do Liverpool.
We wish to express our heartfelt gratitude and appreciation to everyone who has taken the time to leave tributes in honour of Diogo Jota and his brother Andre Silva at Anfield.
— Liverpool FC (@LFC) July 26, 2025
The club is now able to provide details on how it will create more permanent tributes moving forward.
Escudos para adeptos e jogadores
Ao mesmo tempo, os adeptos podem continuar a homenagear Diogo Jota em Anfield, num espaço temporário, e também através de uma pequena inscrição nas costas da camisola do Liverpool.
"Caso queiram, os adeptos podem homenagear Diogo com a inscrição "Diogo J. 20", que pode ser estampada nas costas da camisolas, nas lojas oficiais do clube ou na nossa loja online oficial. Todos os lucros serão destinados à Fundação LFC, a instituição de caridade oficial do clube. A Fundação comprometeu-se a criar um programa de futebol de formação em nome de Diogo", explica o clube inglês.
Por seu turno, os jogadores do atual plantel do Liverpool também vão usar um símbolo de homenagem ao colega de equipa sempre que entrarem em campo. Nos dois jogos de preparação, que serão realizados na digressão asiática, as camisolas dos atletas contarão com um escudo especial com a inscrição "Diogo J. 20".
Já a partir da próxima sexta-feira, 1 de agosto, aquando o lançamento das novas camisolas do Liverpool, os jogadores passarão a usar um "emblema especial" com a inscrição 'Forever 20' nas camisolas e casacos de jogo. Esta iniciativa prolongar-se-á até final da temporada.
Homenagem em Anfield
O Liverpool informa, ainda, que a principal homenagem a Diogo Jota acontecerá, porém, apenas a 15 de agosto, data do primeiro jogo da nova temporada na Premier League, com o Bournemouth em Anfield. Será exibido um "mosaico especial" para os adeptos e será cumprido "um minuto de silêncio". O clube inglês promete divulgar mais pormenores sobre esta ação "muito em breve".
Camisola 20 retirada
Vale recordar que a todas estas medidas junta-se a já confirmada anteriormente pelo Liverpool. A camisola 20 nunca mais será usada no clube inglês. Nem no futebol masculino, nem no futebol feminino. Seja a nível sénior ou na formação. A camisola 20 será, assim, eternamente de Diogo Jota.
[Notícia atualizada às 11h09]
Leia Também: "Para sempre". Ninguém mais usará o 20 de Diogo Jota no Liverpool