A nova época aproxima-se a passos largos, mas o Benfica ainda está a trabalhar na chegada de reforços para o ataque que Bruno Lage vai apresentar em 2025/26. João Félix é um dos nomes mais desejados, mas as negociações com o Chelsea tardam em chegar a bom porto. No entanto, a direção liderada por Rui Costa mantém-se confiante de que um acordo é possível e continua a pressionar os responsáveis do clube inglês, segundo relata, este sábado, Florian Plettenberg.
Os representantes de Félix, com Jorge Mendes à cabeça, também se mostram otimistas que um entendimento acabará por chegar mais cedo ou mais tarde, estando, no entanto, cientes de que será preciso tempo.
O principal entrave às negociações é o valor exigido pelo Chelsea: entre 20 e 25 milhões de euros apenas por uma parte do passe do internacional português. Os ingleses, recorde-se, querem recuperar o investimento feito há cerca de um ano, quando contrataram João Félix ao Atlético de Madrid, a título definitivo, a troco de 54 milhões de euros, depois de uma primeira passagem por Londres por empréstimo.
️ SL Benfica are still pushing to sign Joao #Felix, as reported.
— Florian Plettenberg (@Plettigoal) July 26, 2025
A deal is understood to be likely, and the player’s camp are optimistic about completing the return.
The 25 y/o is open to joining #Benfica. He is under contract with Chelsea until 2031. #CFC @SkySportDE 🇵🇹 pic.twitter.com/bwwinG1k5Q
Félix de volta à casa de partida?
Por seu turno, João Félix está entusiasmado com a ideia de voltar a uma casa que tão bem conhece e de onde saiu há seis anos, rumo à capital de Espanha para representar o Atlético de Madrid. O salto na carreira não correu, porém, como esperado e seguiram-se experiências irregulares em Inglaterra e Itália,
O internacional português de 25 anos esteve emprestado ao Chelsea, tal como já fora mencionado, mas também foi cedido ao Barcelona, onde assinou mais uma passagem com altos e baixos. Na temporada passada, Félix ficou 'tapado' pelo crescendo do fenómeno Cole Palmer no Chelsea, acabando por ser novamente emprestado, desta vez aos italianos do AC Milan.
Sob as ordens de Sérgio Conceição, João Félix até se estreou pelo conjunto de Milão com um golo, mas depressa foi perdendo fulgor e acabaria por perder um lugar no onze inicial. O AC Milan optou por não comprar o jogador luso, que agora olha para o Benfica como uma opção mais viável.
Lage pode ter peso
João Félix sabe que regressando ao Benfica terá a confiança de Bruno Lage, treinador que apostou, verdadeiramente, na sua inclusão na equipa principal do Benfica em 2018/19, já depois de se ter estreado pela mão de Rui Vitória.
No pensamento do avançado natural de Viseu está também o Mundial'2026. Apesar de nem sempre jogar, João Félix continua a merecer a confiança de Roberto Martínez, que o convoca sempre. No entanto, o tempo de jogo também tem sido uma raridade nos jogos da seleção nacional, algo que pode mudar caso volte ao Benfica e conseguia recuperar o nível de outros tempos.
Resta, agora, saber se Rui Costa e a restante direção das águias conseguirá convencer o Chelsea a aceitar os atuais valores colocados em cima da mesa por João Félix.
O presidente do Benfica quer, inclusive, oferecer a João Félix a camisola 10 - vaga após a saída de Orkun Kokçu - e chegou a sonhar com o anúncio do reforço na Eusébio Cup, marcada para este sábado à noite, no Estádio da Luz, frente ao Fenerbahçe. No entanto, tal cenário parece ser cada vez mais improvável.
Leia Também: Mercado do Benfica: Ivanovic mais perto e Van Persie 'barra' Hadj Moussa