O Benfica confirmou, este domingo, o pior cenário possível, ao anunciar, em forma de comunicado partilhado através das plataformas oficiais, que Bruma foi diagnosticado com "uma rotura completa do tendão de Aquiles esquerdo".
O internacional português "será submetido a intervenção cirúrgica e iniciará o processo de recuperação", sobrando, para já, dúvidas quanto à possibilidade de ainda vir a alinhar, esta temporada, fruto da gravidade que um contratempo físico desta magnitude assume para atletas de alta competição.
O jogador formado no Sporting, recorde-se, foi lançado por Bruno Lage para o lugar de João Veloso, ao intervalo do triunfo alcançado sobre o Fenerbahçe, de José Mourinho, no Estádio da Luz, por 3-2, que valeu a conquista da edição de 2025 da Eusébio Cup.
No entanto, à passagem dos 75 minutos, após receber a bola com o peito, recebeu a bola com o peito e apoiou mal o pé esquerdo no chão, agarrando-se de imediato ao mesmo, pelo que, quatro minutos depois, teve mesmo de sair, sendo substituído por Tiago Gouveia.
Contratempo mexe com o mercado?
O Benfica irá, assim, à partida, ver-se privado daquela que é uma das principais peças para as alas do ataque durante largos meses. Isto, numa altura em que resta, sensivelmente, um mês até ao encerramento do mercado de transferências de verão, cujos planos podem, assim, ser alterados.
Kerem Akturkoglu, por exemplo, pode mesmo acabar por permanecer na Luz, pese embora os mais recentes relatos oriundos da Turquia tenham dado conta de uma proposta concreta por parte do Besiktas, que poderia ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
Tiago Gouveia também pode vir a merecer outro tipo de preponderância, sendo que, para já, também não estará descartada a possibilidade de os encarnados virem mesmo a recorrer ao defeso em busca de uma nova opção para esta zona do terreno.
A única certeza, para já, é que Bruma irá mesmo ficar arredado do tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, perante o Sporting, que está agendada para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira, no Estádio do Algarve.
À procura da afirmação total
Adquirido ao Sporting de Braga, no passado mercado de transferências de inverno, a troco de uma verba na ordem dos 6,5 milhões de euros (mais cerca de dois milhões de euros, dependente do rendimento desportivo), Bruma partia para a nova temporada de 2025/26 empenhado em conquistar o seu espaço, na Luz.
Na segunda metade da campanha de 2024/25, de águia ao peito, o jogador de 30 anos de idade somou um golo e duas assistências ao cabo de 14 jogos oficiais. Pelo meio, surgiram rumores que davam conta de um alegado mal estar com o próprio treinador, Bruno Lage, que, no entanto, foi prontamente desmentido.
O novo capítulo da passagem de Bruma pelo Benfica terá, no entanto, esperar até que o departamento clínico do clube dê 'luz verde' ao regresso. Resta, agora, saber durante quanto tempo, sendo que o criativo tem contrato válido até junho de 2028.
Leia Também: Soam os alarmes na Luz. Bruma saiu lesionado e arrisca lesão grave