Viktor Gyokeres foi vendido este sábado para o Arsenal e o Sporting já está em campo para aplicar o dinheiro da transferência do internacional pela Suécia. O Desporto ao Minuto sabe que, tal como foi avançado pelo jornal A Bola, os bicampeões nacionais podem fechar a contratação de Ricardo Mangas em breve.
O interesse dos verde e brancos no lateral-esquerdo português não é novo, mas ganhou novo fôlego nos últimos tempos, ao ponto das conversações entre as duas partes estarem agora em andamento. Mangas fez dois golos em 16 jogos pelos russos na época passada, isto depois de quatro remates certeiros e duas assistências com a camisola do Vitória SC.
Caso se confirme esta mudança do algarvio para Alvalade, o esquerdino reencontrará Rui Borges nos leões. A dupla trabalhou junta no Vitória SC antes do jogador, de 27 anos, ter trocado o clube de Guimarães pela capital russa por dois milhões e meio de euros.
Formado no Benfica, Ricardo Mangas chegou ao Desportivo das Aves em 2017, mas acabou por ser cedido ao Mirandela, onde foi treinado por Rui Borges. Em 2018/19 foi aposta nos sub-23 dos avenses. Depois de boas épocas nos nortenhos, seguiu-se uma mudança para o Boavista em 2020.
Mangas pegou de estaca no Bessa e acabou por rumar ao Bordeaux na época em 2021/22, por empréstimo. O esquerdino regressou ao Boavista na temporada seguinte e continuou a ser um membro influente. Mudou-se para Guimarães em 2023 e depois rumou à Rússia.
Caso se confirme esta contratação, Ricardo Mangas será concorrente de Maxi Araújo e de Matheus Reis na lateral-esquerda dos bicampeões nacionais, sendo que este último já foi apontado a uma mudança para o Palmeiras neste mercado de transferências de verão.
Pode reencontrar antigo companheiro de equipa em Alvalade
Além deste negócio, O Sporting continua a ponderar avançar para a contratação de Jota Silva, que foi companheiro de equipa de Ricardo Mangas no Vitória SC, e olha para um empréstimo como a melhor das soluções para conseguir contratar o internacional português ao Nottingham Forest, confirmou o Desporto ao Minuto.
Uma cedência temporária seria vista como a melhor forma de Jota Silva confirmar se encaixaria, de facto, num grau de maior exigência no futebol português, ao mesmo tempo que o Sporting ficaria salvaguardado de um investimento no presente, ficando, no entanto, com a possibilidade de adquirir o avançado de 25 anos a título definitivo dentro de um ano.
No entanto, e segundo as informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, junto de fonte próxima ao processo, o Nottingham Forest 'torce o nariz' a um eventual empréstimo, privilegiando uma venda direta que lhe permita reaver o investimento de sete milhões de euros feitos há cerca de um ano.
Leia Também: Viktor Gyokeres proporciona quinta venda mais cara em Portugal