Melhor marcador das últimas duas edições da I Liga, com 29 golos em 2023/24 e 39 em 2024/25, respetivamente, o avançado despede-se dos 'leões' ao fim de dois anos, pontuados pela conquista de outros tantos campeonatos e uma Taça de Portugal, e está de regresso a Inglaterra, onde já alinhou pelo primodivisionário Brighton (2018-2021) e Coventry (2021-2023), do escalão secundário, mas nunca se estreou na Premier League.
Viktor Gyökeres, que completou 27 anos em 04 de junho e tinha uma cláusula de rescisão de 100 ME, estabeleceu a maior venda da história do Sporting, destronando o médio internacional português Bruno Fernandes, que está no top 6 de saídas na I Liga.
O capitão dos ingleses do Manchester United, orientados pelo ex-treinador 'leonino' Ruben Amorim, deixou o clube de Alvalade em 2020 e rendeu uma verba fixa de 55 ME, mais 25 ME por objetivos, dos quais 10 ME já foram concretizados, perfazendo um total de 65 ME.
Na lista de valores mais altos que foram comunicados pelos clubes nacionais à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Bruno Fernandes acompanha o avançado Gonçalo Ramos, cuja movimentação para o tetracampeão francês e campeão europeu Paris Saint-Germain rendeu 65 ME imediatos ao Benfica, mais 15 ME em variáveis.
Os 'encarnados' concretizaram os quatro negócios mais elevados na I Liga, a começar pelo médio Enzo Fernández, campeão mundial de seleções pela Argentina, que rumou aos ingleses do Chelsea, recém-campeões mundiais de clubes, por 121 ME, em 2023.
O dianteiro João Félix transferiu-se para os espanhóis do Atlético de Madrid por 120 ME, em 2019, e o ponta de lança uruguaio Darwin Núñez assinou em 2022 pelo campeão inglês Liverpool, por 75 ME fixos, acrescidos de 25 ME em objetivos, enquanto o defesa central Rúben Dias chegou aos ingleses do Manchester City por 68 ME, mais 3,6 ME em variáveis.
O top 10 é fechado pelo médio uruguaio Manuel Ugarte, com 60 ME investidos pelo Paris Saint-Germain junto do Sporting, quantia que colocou Otávio e o espanhol Nico González, ambos centrocampistas, no topo dos maiores encaixes de sempre do FC Porto, ao saírem pelo valor das cláusulas de rescisão para os sauditas do Al Nassr, agora orientado pelo recém-chegado Jorge Jesus e com Cristiano Ronaldo no plantel, e o Manchester City.
Leia Também: Viktor Gyokeres estabelece venda mais elevada de sempre do Sporting