O Sporting anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã deste domingo, que alcançou um acordo com o Torino tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Franco Israel.
Nenhuma das partes envolvidas desvendou (pelo menos, para já) quais os montantes inerentes a esta operação, mas as informações veiculadas pela imprensa desportiva nacional apontam para que a direção liderada por Frederico Varandas tenha garantido um encaixe financeiro situado entre os 4,5 e os cinco milhões de euros.
O internacional uruguaio está, desta maneira, de regresso à Serie A, desta feita, para representar... o eterno rival da Juventus, clube que representou, entre 2018 e 2022 (sem ter chegado a disputar qualquer jogo ao serviço da equipa principal), quando foi vendido ao clube de Alvalade, por cerca de 600 mil euros.
De leão ao peito, o jogador de 25 anos de idade nunca conseguiu 'pegar de estaca', tendo vivido 'na sombra', primeiro, de Antonio Adán, e, depois, de Rui Silva. Ainda assim, foi utilizado em 53 partidas oficiais, conquistando, pelo meio, dois títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal.
Agora, terá pela frente a árdua tarefa de 'fazer esquecer' Vanja Milinkovic-Savic, o até agora titular indiscutível da baliza do emblema granata, que, na véspera, fora formalmente apresentado como reforço do Napoli, a título de empréstimo com cláusula de opção de compra no valor de 22,5 milhões de euros, que irá tornar-se obrigatória, mediante o cumprimento de objetivos de natureza desportiva.
Benvenuto, Franco pic.twitter.com/BfeAaKpYYl
— Torino Football Club (@TorinoFC_1906) July 27, 2025
Sporting 'arruma a casa'
O Sporting dá, desta maneira, continuidade a uma remodelação do plantel às ordens de Rui Borges, que já viu partir Viktor Gyokeres (para o Arsenal, por 65 milhões de euros), Dário Essugo (para o Chelsea, por 22 milhões de euros), Marcus Edwards (para o Burnley, por dez milhões de euros), Vladan Kovacevic (para o Norwich City, por 2,5 milhões de euros) e Diogo Pinto (para o Estrela da Amadora, a 'custo zero').
A esta 'debandada', há, ainda, que acrescentar os nomes de Biel Teixeira, Koba Koindredi e Sotiris Alexandropoulos, que foram emprestados a Atlético Mineiro, Basileia e Dusseldorf, respetivamente, com escassas oportunidades de virem a ser reintegrados no grupo de trabalho verde e branco.
Substituto já chegou a Alvalade
A saída de Franco Israel (que assinou um contrato válido até 30 de junho de 2028 com o Torino) já era, de resto, esperada, sobretudo, tendo em conta o já consumado regresso de João Virgínia ao Sporting, a 'custo zero', na sequência do final do vínculo que mantinha com o Everton.
O internacional sub-21 português já se (re)estreou, inclusive, de leão ao peito, na passada sexta-feira, quando foi aposta a titular no triunfo conquistado sobre o Villarreal, por 1-0, no embate relativo ao Troféu Cinco Violinos, que teve lugar no Estádio Nacional do Jamor, devido às obras de renovação de que o Estádio de Alvalade continua a ser alvo.
Leia Também: Rui Silva 'pressionado' pela chegada de João Virgínia: "Vai desafiá-lo"