Cristóvão Carvalho, candidato assumido às eleições tendo em vista a presidência do Benfica, que estão agendadas para o próximo dia 25 de outubro, recorreu, este domingo, às redes sociais para apontar o dedo à exibição assinada, na véspera, pela equipa de arbitragem liderada por Hélder Carvalho, no encontro de cariz particular que culminou num triunfo sobre o Fenerbahçe, por 3-2, e consequente conquista da Eusébio Cup.
"Benfiquistas, o que assistimos ontem na Eusébio Cup envergonha o futebol. Penálti evidente sobre Otamendi ignorado, entrada violenta sobre Richard Rios sem cartão vermelho, golo limpo de Henrique Araújo posto em causa, critério disciplinar descaradamente desigual", começou por escrever o advogado.
"Não podemos continuar reféns de decisões que desvalorizam a nossa camisola. Se isto já começa assim num jogo particular, então o que podemos, nós, benfiquistas, esperar pela época fora?", prosseguiu, antes de enumerar uma série de medidas que promete tomar.
"Quando liderar o Benfica, exigirei responsabilização imediata do Conselho de Arbitragem por erros graves; defenderei transparência total nas comunicações VAR‑árbitro: áudio público após cada jornada; Lutarei por um quadro de avaliação independente para árbitros, com divulgação dos relatórios".
A terminar, Cristóvão Carvalho lançou um aviso em jeito de apelo à direção liderada por Rui Costa: "O silêncio nunca protegeu o Benfica - a ação, sim. Por isso, estou aqui. Pelo Benfica, e por todos os benfiquistas, não me calarei nem aceitarei mais do mesmo".
Indefinição na lista de candidatos
Cristóvão Carvalho já tornou pública a intenção de se apresentar a votos, tal como João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Borges Coutinho Mayer e o atual presidente, Rui Costa. No entanto, esta lista poderá não se ficar por aqui.
Ao longo das últimas semanas, têm vindo a ganhar força os rumores que vão dando conta da possibilidade de Luís Filipe Vieira se apresentar no sufrágio de outubro, na tentativa de assumir o cargo de líder máximo do Benfica, que ocupou, entre 2003 e 2021.
O empresário já terá, de resto, 'apalavrado' um acordo com... Sérgio Conceição, antigo treinador do FC Porto, para que substitua Bruno Lage no leme da equipa principal, assim como um plano megalómano que passará pela expansão do Estádio da Luz para os 120 mil lugares.
As dúvidas poderão, de resto, ficar dissipadas já na próxima sexta-feira, dia 1 de agosto, quando está agendada uma entrevista à estação televisiva NOW.
Calendário pode mexer com as eleições
Até às eleições, o Benfica terá pela frente toda uma série de decisivos duelos desportivos que podem mexer, de sobremaneira, com a força com que Rui Costa chegará às mesmas, começando, desde logo, pelo tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, perante o Sporting, que se realiza pelas 20h45 (hora de Portugal Continental) de quinta-feira, no Estádio do Algarve.
Seguem-se as duas mãos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diante do Nice (que irá suceder-se de um playoff, em caso de vitória), a 6 e 12 de agosto, e ainda a entrada em cena na nova campanha da I Liga, contra o Estrela da Amadora, no fim de semana de 16 e 17 do mesmo mês.
Leia Também: Lapidado por Abel e incansável. Richard Ríos promete conquistar a Luz