Georgios Vagiannidis está um passo mais perto de reforçar o Sporting. O defesa-direito grego, de 23 anos, chegou a Lisboa ao início da tarde desta sexta-feira para fazer os sempre habituais exames médicos e testes físicos antes de assinar pelos bicampeões nacionais.
"Estou muito feliz, mesmo muito feliz por estar aqui mas falo depois", garantiu o internacional grego aos vários jornalistas presentes no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ele que vai ser alternativa a Iván Fresneda, Diogo Travassos, que renovou o contrato nos últimos dias, e ainda Ricardo Esgaio na defesa do corredor direito da equipa de Rui Borges.
As últimas informações avançadas pela imprensa desportiva nacional dão conta de que o lateral-direito grego de 23 anos custa ao Sporting 13 milhões de euros fixos, mais dois em variáveis. Vagiannidis vai assinar um contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2030.
Chega assim, ao fim, um longo processo de negociações com o Panathinaikos, que contou com algum impasse. O acordo entre as partes foi atingido no início da semana, mas a vinda do grego para Lisboa foi sendo adiada, de forma a que o jogador pudesse cumprir o jogo de castigo a que foi condenado, pela UEFA, depois de ter recebido ordem de expulsão no embate da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que culminou numa derrota perante o Rangers, na Escócia, por 2-0.
Entretanto, a formação que é orientada por Rui Vitória foi eliminada da Liga dos Campeões após empatar (1-1) frente ao Rangers. Vagiannidis não foi opção para o treinador português, mas desceu ao balneário despedir-se dos companheiros de equipa.
Em cima da mesa, segundo a imprensa grega, estará um contrato válido para os próximos cinco anos, que contempla o pagamento de um valor máximo total de 6,9 milhões de euros, em muito superior àquele que aufere, neste momento, ao serviço do Panathinaikos, sob as ordens do treinador português Rui Vitória.
A confirmar-se o 'salto' para Alvalade, o jogador de apenas 23 anos de idade irá receber um ordenado de 1,3 milhões de euros por ano, ao que há a acrescentar um prémio de assinatura na ordem dos 400 mil euros, o que resulta neste valor.
Vagiannidis disputou 39 partidas na passada temporada, tendo contribuído com um golo marcado e ainda duas assistências em todas as competições, ao serviço da equipa comandada pelo português Rui Vitória.
Elogios de antigo companheiro de equipa
Zeca Rodrigues, que partilhou balneário com o defesa grego ao serviço do Panathinaikos, deixou rasgados elogios ao mais recente reforço do Sporting.
"Tive a oportunidade de o ver no estádio. Não falámos muito sobre isso [mudança para o Sporting] porque estávamos no Sporting. Senti que ele estava contente, com vontade de começar e de ver como são as coisas no Sporting. Sabendo ele que eu sou também um sportinguista, brincou comigo e disse-me que ia para o meu clube. Ficámos de falar quando ele estivesse em Portugal e estivesse mais tranquilo", destacou o ex-jogador, em entrevista à Antena 1 e que foi divulgada esta sexta-feira.
"É um lateral muito ofensivo, com muito boa relação com a bola. No ataque consegue desequilibrar no um para um. É um jogador muito rápido. Defensivamente tem vindo a melhorar muito. É uma grande aquisição para o Sporting. É um jogador jovem com muita ambição e qualidade. Pode jogar também numa situação de quatro defesas ou três centrais como o Sporting jogou na época passada. Vai ser um jogador muito interessante para a liga portuguesa e também para o Sporting", finalizou.
Leia Também: Não era só o pneu. Mão 'furada' de Rui Silva entrega Supertaça ao Benfica