FC Porto 'atira-se' a Fernando Madureira: "Jamais pode ser aceite"

O antigo líder da claque dos Super Dragões foi condenado a três anos e nove meses de prisão, no âmbito da Operação Pretoriano. O coletivo de juízes deu como provada a existência de um "plano criminoso" para "criar um clima de intimidação e medo" na Assembleia-Geral no dia 13 de novembro de 2023.

MOREIRA DE CONEGOS, PORTUGAL - NOVEMBER 24: Andre Villas-Boas, President of FC Porto during the Portuguese Cup match between Moreirense and FC Porto on November 24, 2024 in Moreira de Conegos, Portugal.  (Photo by Diogo Cardoso/Getty Images)

© Getty Images

Luis Júnior
31/07/2025 18:19 ‧ ontem por Luis Júnior

Desporto

FC Porto

O FC Porto emitiu, esta quinta-feira, um comunicado a reagir às condenações no âmbito da Operação Pretoriano.

 

O ex-líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, foi condenado a três anos e nove meses de prisão efetiva. O coletivo de juízes do Tribunal Criminal de São João Novo, no Porto, deu como provada a existência de um "plano criminoso" para "criar um clima de intimidação e medo" na Assembleia-geral, na qual ocorreram confrontos e agressões, para garantir a aprovação da proposta de alteração dos estatutos do clube, do "interesse da direção" então liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa.

O ex-líder da claque do FC Porto fica também interdito de entrar em recintos desportivos por dois anos e seis meses. Já a mulher do ex-líder da claque, Sandra Madureira, foi condenada a dois anos e oito meses com pena suspensa.

Leia o comunicado do FC Porto na íntegra.

"O FC Porto regista a decisão judicial que foi hoje proferida na Operação Pretoriano, que condenou os atos de violência perpetrados contra sócios do Clube na Assembleia Geral realizada no dia 13 de novembro de 2023. Nos termos da mesma, resultou provada a existência de um plano previamente delineado para condicionar a liberdade associativa, o que jamais pode ser aceite pelo FC Porto. É dever do FC Porto assegurar aos seus sócios as condições para que todos possam ter voz e participar livre e esclarecidamente na sua vida associativa.", pode ler-se na nota oficial emitida assinada pelos Órgãos Sociais do FC Porto.

Grujic na porta de saída

No que toca ao plantel, a direção de André Villas-Boas estão a tentar reduzir a folha salarial do clube e identificaram uma solução para este problema com a venda de Marko Grujic. O Real Oviedo, que garantiu a subida à La Liga na passada temporada através do playoff, será um dos destinos prováveis para o jogador de 29 anos, segundo o jornal O JOGO.

A venda do médio sérvio permitiria ao FC Porto poupar cerca de dois milhões de euros anuais em salários e o facto de Grujic estar no seu último ano de contrato acaba por ser decisivo na tomada de decisão dos dirigentes do emblema azul e branco.

De recordar que o jogador esteve praticamente toda a temporada 2024/25 afastado dos relvados devido a uma lesão grave que sofreu em outubro de 2024, que obrigou à intervenção cirúrgica do tendão de Aquiles, realizada na Sérvia.

Enquanto não há 'fumo branco' sobre este assunto, Grujic será apresentado junto dos restantes companheiros no jogo com o Atletico de Madrid, no Estádio do Dragão, este domingo, pelas 19 horas.

O FC Porto já informou que a lotação do recinto encontra-se esgotada. 

Neste jogo, pela primeira vez, os sócios podem libertar a cadeira do Lugar Anual para que o FC Porto faça a revenda da mesma, um processo irreversível e que pode ser realizado na plataforma bilhetes.fcporto.pt entre as 15h00 desta quinta-feira e as 12h00 de domingo.

Na Área Pessoal, os detentores de Lugar Anual irão encontrar toda a informação necessária, nomeadamente o valor a ser creditado na respetiva Conta Corrente caso o bilhete seja revendido pelo FC Porto. Esses bilhetes serão automaticamente disponibilizados ao público à medida que forem libertados.

Leia Também: FC Porto derrota Famalicão e um dos (muitos) reforços já 'fatura'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sven Ulreich anuncia morte do filho após doença grave: "É difícil..."

Alemanha

Sven Ulreich anuncia morte do filho após doença grave: "É difícil..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Fórmula 1

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas