O Santa Clara deslocou-se, esta quinta-feira, até à Irlanda do Norte para vencer o Larne por 3-0, de forma confortável, no jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa e já sonha com a presença no playoff da competição europeia.
Os açoreanos mostraram cedo ao que vinham, dominando o jogo desde o início, com a equipa de Vasco Matos a ir para cima dos adversários em toda a primeira parte, obrigando o treinador do conjunto da Irlanda do Norte a mexer aos 39 minutos dadas as incidências do encontro.
O resultado ao intervalo já era 'gordo', com um 3-0 no marcador. Wendell Silva abriu as hostes na cidade de Larne, no Inver Park, com um golo à passagem dos 26 minutos da partida. Depois disso, Gabriel Silva acabou mesmo por bisar com dois golos em três minutos, fechando as contas antes da recolha aos balneários.
O início da segunda parte contou com uma reação (ainda que tímida) por parte da equipa da casa, mas de nada adiantou, já que o Santa Clara assumiu o jogo e a posse de bola, controlando a partida até final, com a devida gestão do treinador português Vasco Matos mediante o que foi acontecendo na partida, com vários cartões amarelos a serem mostrados, o que obrigou a mexidas por parte dos açoreanos.
Até ao final do encontro não surgiram mais golos que fizessem mexer o placard, ainda que a equipa portuguesa tenha contado com algumas oportunidades de perigo, mas nenhuma foi parar ao fundo das redes do guardião Rohan Ferguson, nascido em Bathgate, na Escócia.
Esta será uma vantagem que o Santa Clara procurará segurar no jogo da segunda mão, onde contará com o apoio dos seus fervorosos adeptos, que querem ajudar a equipa a chegar ao sonho europeu da fase de liga da Conference League, a prova criada pela UEFA no ano de 2021, que já foi conquistada pela AS Roma, pelo West Ham, pelo Olympiacos e pelo Chelsea.
A segunda mão tem data e hora marcada para a próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, pelas 20h00, no Estádio de São Miguel, onde os açoreanos procurarão carimbar a passagem ao playoff de acesso à fase de liga única da Liga Conferência, ficando a dois jogos de alcançar o sonho inédito de ultrapassar a fase de qualificação da prova.
Ainda assim, pelo meio desta jornada europeia, o Santa Clara conta com a sua estreia na I Liga com a sempre complicada e traiçoeira deslocação ao terreno do Famalicão, já este domingo, dia 10 de agosto, onde os iinsulares irão procurar iniciar a campanha da melhor forma para dar seguimento ao quinto lugar alcançado na temporada passada..
De recordar que o Santa Clara deixou pelo caminho o 4.º classificado da última edição do campeonato croata na segunda pré-eliminatória para chegar até esta fase e, caso saia vitorioso desta eliminatória com o Larne, a formação insular, orientada por Vasco Matos, vai encontrar no playoff o vencedor da eliminatória entre os kosovares do Ballkani ou os irlandeses do Shamrock Rovers.
Leia Também: Santa Clara procura consolidação após melhor classificação de sempre