Inigo Martínez está a caminho do Al Nassr, avançou, esta quinta-feira, Fabrizio Romano na rede social X.
De acordo com o jornalista especialista no mercado de transferências, o defesa-central vai rescindir o seu contrato com o Barcelona para juntar-se, no imediato, ao emblema saudita, liderado por Jorge Jesus e que ainda conta com os portugueses Cristiano Ronaldo e João Felix no plantel.
A noticia foi confirmada também pelo jornal Mundo Deportivo, afeto ao Barcelona, clube de Inigo Martínez, que irá prescindir de todo o seu salário, cerca de 14 milhões de euros anuais.
O internacional espanhol, de 34 anos, tinha mais um ano de contrato e a opção de prolongar o vínculo por mais uma temporada estava sendo considerada pela direção presidida por Joan Laporta.
Por sua vez, o Al-Nassr estava no mercado à procura de um defesa-central, que fosse um possível substituto de Aymeric Laporte, campeão europeu por Espanha, em 2024, próximo de regressar ao Athletic Bilbao.
Na época passada, Inigo Martínez foi uma das principais figuras do sucesso do Barcelona, que venceu tudo a nível doméstico: Supertaça, Taça e La Liga. Apesar da veterania, o camisola 5 adaptou-se de forma exemplar ao ousado plano defensivo de Hansi Flick, com os defesas a estarem posicionados na linha de meio-campo, com enorme espaço nas costas. No total, foram 46 jogos realizados, com três golos e cinco assistências.
Na presente temporada, o defesa apenas fez um jogo na digressão asiática dos blaugrana, entre Japão e Coreia do Sul, motivado por fadiga muscular. O Mundo Deportivo afirma que este já tinha a oferta do Al Nassr em mãos e, por isso, não queria riscos. Os milhões da Arábia tiveram forte impacto na decisão de Inigo Martínez, que vai assinar contrato válido por um ano, com outro de opção.
BREAKING: Al Nassr agree deal to sign Iñigo Martínez, here we go! 🟡
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 7, 2025
Iñigo will terminate his contract at Barcelona with immediate effect and join Al Nassr as free agent.
Contract until June 2026 plus option for further season until June 2027. pic.twitter.com/uVxHwW7PSV
Barcelona com margem de manobra no fair-play financeiro
A saída de Inigo Martínez poderá mudar a janela de transferências de verão do Barcelona. Em primeiro lugar, irá existir espaço para registrar algumas das contratações feitas, casos do guarda-redes Joan Garcia e do avançado Marcus Rashford. Recorde-se que os dois jogadores corriam sérios riscos de não serem inscritos na La Liga devido aos problemas do gigante catalão com o fair-play financeiro.
Guerra aberta entre Barcelona e Ter Stegen
O Barcelona anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, que instaurou um processo disciplinar a Marc-André ter Stegen. O guarda-redes ficou também sem braçadeira de capitão, entregue agora ao defesa-central Ronald Araújo.
O internacional alemão recusou assinar um papel no qual autorizava o Barcelona a comunicar detalhes da mais recente lesão que o travou à Comissão Médica de La Liga. Este corre sérios riscos de só vir a ser dado como clinicamente recuperado em 2026, pelo que a intenção da direção liderada por Joan Laporta passava por ativar a cláusula do regulamento do organismo que rege o futebol profissional espanhol que prevê que o ordenado de um jogador que fique impedido de jogar por mais de cinco meses seja 'eliminado' em 80% das contas do fair-play financeiro.
Desta maneira, o conjunto catalão ganharia margem de manobra para conseguir inscrever, de uma vez por todas, Joan García. No entanto, a saída surpreendente de Inigo Martínez acabou por 'facilitar' o processo.
Leia Também: Dupla Cristiano Ronaldo-João Félix já 'faz estragos' no Al Nassr