Treze anos depois, Cluj e Sporting de Braga mediram forças, esta quinta-feira, na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa [os dois jogos anteriores tinham sido na fase de grupos da Liga dos Campeões com vitória dos romenos]. Os bracarenses venceram, fora de casa, por 2-1, e têm uma magra vantagem para a segunda mão, no Minho.
Antes do apito inicial, as duas equipas fizeram questão de prestar um minuto de silêncio em homenagem a Jorge Costa, vítima de uma paragem cardiorrespiratória na sala de emergência do Hospital São João, no Porto.
Recorde-se que a Igreja Paroquial do Cristo Rei, no Porto, recebeu, ao final desta manhã, o último 'adeus' ao antigo defesa-central do FC Porto e da Seleção Nacional.
No que toca ao jogo, o técnico Carlos Vicens, ex-adjunto de Pep Guardiola no Manchester City, optou por dar uma maior largura à equipa com aposta em Fran Navarro no centro do ataque. Aos 17', o avançado espanhol teve contribuição decisiva para o golo inaugural, após assistência para o remate colocado do companheiro Gorby.
A equipa portuguesa não conseguiu aproveitar os espaços concedidos e sofreu um golo contra a corrente do jogo. Aos 29', Sheriff Sinyan, herói da eliminatória anterior contra o Lugano, restabeleceu a igualdade, na sequência de uma segunda bola dentro da área. Os primeiros 45 minutos foram marcados por pouco rigor defensivo, com o Sp. Braga a evidenciar dificuldades quando perdia a bola.
No regresso dos balneários, a vantagem no marcador voltou a pertencer aos visitantes. Com insistência pelo jogo interior, Ricardo Horta isolou, de calcanhar, Fran Navarro, que rematou para defesa do guardião Hindrich. A bola sobrou para o coração da área, onde apareceu Gorby (51'), que se candidatou a ser, novamente, feliz. Em apenas um jogo, o médio francês, de 23 anos, superou o registo de golos da época passada.
Aos 64', Rodrigo Zalazar quis oferecer o (merecido) golo a Fran Navarro, mas o ex-FC Porto atirou ao lado, mostrando falta de pontaria.
Na reta final do encontro, aos 82', o avançado Pau Victor fez a estreia pelo Sp. Braga, ele que é reforço para 2025/26, oriundo do Barcelona. Trata-se da contratação mais cara da história dos bracarenses, após o pagamento de 12 milhões de euros por 100% do passe.
Apesar da intensidade e agressividade, o Cluj revelou limitações técnicas para causar perigo junto da baliza defendida por Hornicek. O bloco coeso arsenalista aguentou a vitória, a primeira em 90 minutos na época 2025/26.
Segue-se a receção ao Tondela, este domingo, pelas 20h30, a contar para a primeira jornada da I Liga de futebol. Na quinta-feira, o Sp. Braga recebe o Cluj, com o objetivo de sentenciar a eliminatória.
Em caso de apuramento, os bracarenses vão enfrentar o vencedor do Lincoln-Noah (1-1 neste momento) no playoff. Recorde-se que o FC Porto já tem vaga garantida na fase de liga da Liga Europa, após ter terminado na 3.ª posição na última edição do campeonato.
Leia Também: João Palhinha voltou a Munique e houve 'atropelo' do Bayern ao Tottenham
Leia Também: Oficial: Villarreal contrata Thomas Partey, acusado de agressão sexual