O Lusitânia de Lourosa estreou-se, ao início da tarde desde domingo, da melhor maneira possível na edição de 2025/26 da II Liga, ao levar de vencida o Marítimo, em pleno Estádio dos Barreiros, por 0-1, num encontro 'impróprio para cardíacos'.
O jogo referente à jornada inaugural da nova época foi pautado pelo equilíbrio, ainda que o conjunto recém-promovido ao segundo escalão do futebol português tenha sido o mais perigoso. Aliás, chegou mesmo a marcar, à beira do apito para o intervalo, por intermédio de Tiago Dias, mas o lance foi invalidado pela equipa de arbitragem liderada por Flávio Azevedo Duarte, por posição irregular.
Já no segundo tempo, à passagem dos 74 minutos, o juiz da Associação de Futebol de Lisboa voltou a estar em evidência, desta feita, 'sacando' do cartão vermelho direito para exibi-lo a Gonçalo Tabuaço, guarda-redes da formação insular, que, na tentativa de intercetar um passe em profundidade, travou em falta Miguel Teixeira, que ficaria isolado rumo à baliza.
O emblema forasteiro fez uso da vantagem numérica e acabou mesmo por conseguir traduzi-la numa vantagem efetiva no marcador, já sete minutos depois dos 90, quando Cerveira 'bombeou' a bola para o coração da grande área, onde apareceu João Vasco a desviá-la, de cabeça, para o fundo da baliza, entretanto, entregue a Samuel Silva.
Até final, ainda houve tempo para Vladan Danilovic perder as estribeiras e agredir um adversário, pelo que viu o cartão vermelho direto e deixou a formação orientada por Vítor Matos reduzida a dez unidades, nos derradeiros instantes deste duelo.
Na próxima ronda, o Marítimo irá deslocar-se ao Estádio Dr. Machado de Matos, para defrontar o Felgueiras, a partir das 11h00 (hora de Portugal Continental) de sábado, sabendo de antemão que não irá poder com os contributos de Gonçalo Tabuaço e Vladan Danilovic, jogadores que terão de cumprir castigo. O Lusitânia de Lourosa, por seu lado, regressará a Santa Maria da Feira, para receber o Desportivo de Chaves, pelas 15h30 do mesmo dia.
Lusitânia de Lourosa junta-se a trio na frente
Neste momento, a liderança da II Liga é partilhada pelo Lusitânia de Lourosa com Vizela, Portimonense e Sporting B, que, na véspera, levaram de vencida Paços de Ferreira (por 1-2), Torreense (por 0-1) e Penafiel (2-1), nas respetivas partidas em que estiveram envolvidos, conquistando, desta maneira, os três primeiros pontos de 2025/26. Estas três últimas equipas, claro está, moram no fundo da tabela, juntamente com o Marítimo, com a contagem ainda a 'zeros'.
À hora da publicação desta notícia, decorria o Leixões-Felgueiras, sendo que, ainda este domingo, a partir das 18h00, irão realizar-se, em simultâneo, o União de Leiria-Académico de Viseu e o FC Porto B-Feirense, como parte do calendário da primeira jornada.
O 'pano' irá cair sobre a ronda inaugural da competição apenas na segunda-feira, pelas 18h00, quando a Oliveirense receber o Farense, em 'casa' emprestada pelo Vizela, visto que o novo relvado do Estádio Carlos Osório ainda não está em condições para receber jogos.
Leia Também: Benfica B perde 'Chaves' da vitória na entrada na II Liga