É um FC Porto ferido no coração aquele que, na noite de segunda-feira, defronta o Vitória SC, naquela que será a estreia oficial dos dragões na presente temporada desportiva. Ainda a recuperar do que foi a perda de Jorge Costa no início desta semana, os azuis e brancos vão ser colocados à prova, depois do all-in da direção liderada por André Villas-Boas.
Após uma temporada 2024/25 muito abaixo do que seriam, certamente, as expectativas do presidente dos dragões, o FC Porto operou alterações significativas no plantel no presente mercado de transferências de verão, com as perspetivas de ficar até ao fim na luta pelo título de campeão da I Liga, que escapou aos dragões nas últimas três épocas.
A primeira grande mexida no mesmo na liderança da equipa. Contratado com pompa e circunstância, e ainda alguma polémica à mistura por conta da cláusula de rescisão, o treinador argentino Martín Anselmi foi demitido no fim da última época. Para o seu lugar chegou o italiano Francesco Farioli, um jovem técnico, de 36 anos, que teve um curto - mas ascendente - trajeto até orientar o Ajax na última temporada.
Maior mercado de sempre.... e ainda não terminou
Atenuados que estavam os problemas financeiros herdados do executivo anterior liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa, André Villas-Boas assumiu que estava na hora de dar primazia à vertente desportiva e avançou para a contratação de inúmeros reforços, naquele que o próprio classificou como o "maior mercado da história do FC Porto".
As vendas milionárias de Nico González e Wenderson Galeno, no passado mês de janeiro, a renegociação da dívida da SAD e um novo acordo com a Ithaka Infra III para a exploração comercial do estádio trouxeram a liquidez necessária para a 'revolução' que tem vindo a ser promovida no decorrer das últimas semanas.
Gabri Veiga foi o primeiro a chegar a este 'novo' FC Porto e ainda foi a tempo de participar no Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu nos Estados Unidos da América durante o passado mês de junho. Seguiram-se outros reforços, à cabeça com o dinamarquês Victor Froholdt. O ex-Copenhaga chegou ao Dragão a troco de 20 milhões de euros e tem feito as delícias dos adeptos dos azuis e brancos ao longo dos jogos de pré-época.
Para além dos centrocampistas, foram também contratados o lateral luso Alberto Costa, ex-Juventus, o extremo espanhol Borja Sainz, vindo do Norwich, o polaco Jan Bednarek e o croata Dominik Prpic, provenientes de Hajduk Split e Southampton, respetivamente. Estes últimos vieram renovar o eixo defensivo que viu sair Iván Marcano.
A estes todos soma-se o avançado neerlandês Luuk de Jong, que foi apresentado de forma surpreendente no encontro de apresentação aos sócios diante do Atlético de Madrid e que chegou ao Dragão para ser uma alternativa ao espanhol Samu na posição '9'.
Teste difícil na estreia... e sem antevisão
O segundo 'capítulo' do mandato de Villas-Boas, e que arranca com a estreia de Francesco Farioli no comando técnico dos azuis e brancos, arranca com um teste de fogo para este FC Porto muito modificado. Os dragões enfrentam o Vitória SC na noite de segunda-feira, a partir 20h45, num jogo que nem sempre é fácil para os azuis e brancos.
Um duelo entre FC Porto e Vitória SC tem sempre potencial para atrair milhares de adeptos às bancadas do Estádio do Dragão, dada a rivalidade histórica entre ambos os clubes, mas este encontro decorrerá sob circunstâncias muito especiais.
A inesperada mote de Jorge Costa no arranque da semana fez com que o jogo que marca a entrada em cena de ambos os clubes na edição de 2025/26 da I Liga não só fosse adiado, como deixasse marcas profundas um pouco por todo o futebol português.
A partida estava, originalmente, agendada para a noite de sábado, mas a Liga Portugal não ficou indiferente a este momento de tristeza que se está a viver, principalmente no FC Porto, e aceitou o pedido para que a mesma fosse adiada para segunda-feira.
A propósito desta morte de Jorge Costa, o emblema azul e branco fez saber que o treinador italiano Francesco Farioli não irá falar à comunicação social. Ao invés, "fará apenas uma curta declaração aos meios do clube" que será divulgada este domingo.
Leia Também: Equipa sub-19 do FC Porto não esquece Jorge Costa e presta homenagem