Da tristeza ao teste de fogo. FC Porto fez 'all in' para quebrar jejum

Azuis e brancos estreiam-se no campeonato na noite de segunda-feira e logo com um teste difícil diante do Vitória SC. 'Novo' FC Porto vai ser colocado à prova, depois de uma intensa remodelação no verão.

PORTO, PORTUGAL - AUGUST 3: Porto Head Coach Francesco Farioli getting into the field prior to the Pre-Season Friendly match between FC Porto and Atletico de Madrid at Estádio do Dragão on August 3, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Pedro Loureiro/Eurasi

© Getty Images

Rodrigo Querido
10/08/2025 07:02 ‧ há 10 horas por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

É um FC Porto ferido no coração aquele que, na noite de segunda-feira, defronta o Vitória SC, naquela que será a estreia oficial dos dragões na presente temporada desportiva. Ainda a recuperar do que foi a perda de Jorge Costa no início desta semana, os azuis e brancos vão ser colocados à prova, depois do all-in da direção liderada por André Villas-Boas.

 

Após uma temporada 2024/25 muito abaixo do que seriam, certamente, as expectativas do presidente dos dragões, o FC Porto operou alterações significativas no plantel no presente mercado de transferências de verão, com as perspetivas de ficar até ao fim na luta pelo título de campeão da I Liga, que escapou aos dragões nas últimas três épocas.

A primeira grande mexida no mesmo na liderança da equipa. Contratado com pompa e circunstância, e ainda alguma polémica à mistura por conta da cláusula de rescisão, o treinador argentino Martín Anselmi foi demitido no fim da última época. Para o seu lugar chegou o italiano Francesco Farioli, um jovem técnico, de 36 anos, que teve um curto - mas ascendente - trajeto até orientar o Ajax na última temporada.

Maior mercado de sempre.... e ainda não terminou

Atenuados que estavam os problemas financeiros herdados do executivo anterior liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa, André Villas-Boas assumiu que estava na hora de dar primazia à vertente desportiva e avançou para a contratação de inúmeros reforços, naquele que o próprio classificou como o "maior mercado da história do FC Porto".

As vendas milionárias de Nico González e Wenderson Galeno, no passado mês de janeiro, a renegociação da dívida da SAD e um novo acordo com a Ithaka Infra III para a exploração comercial do estádio trouxeram a liquidez necessária para a 'revolução' que tem vindo a ser promovida no decorrer das últimas semanas.

Gabri Veiga foi o primeiro a chegar a este 'novo' FC Porto e ainda foi a tempo de participar no Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu nos Estados Unidos da América durante o passado mês de junho. Seguiram-se outros reforços, à cabeça com o dinamarquês Victor Froholdt. O ex-Copenhaga chegou ao Dragão a troco de 20 milhões de euros e tem feito as delícias dos adeptos dos azuis e brancos ao longo dos jogos de pré-época.

Para além dos centrocampistas, foram também contratados o lateral luso Alberto Costa, ex-Juventus, o extremo espanhol Borja Sainz, vindo do Norwich, o polaco Jan Bednarek e o croata Dominik Prpic, provenientes de Hajduk Split e Southampton, respetivamente. Estes últimos vieram renovar o eixo defensivo que viu sair Iván Marcano.

A estes todos soma-se o avançado neerlandês Luuk de Jong, que foi apresentado de forma surpreendente no encontro de apresentação aos sócios diante do Atlético de Madrid e que chegou ao Dragão para ser uma alternativa ao espanhol Samu na posição '9'.

Teste difícil na estreia... e sem antevisão

O segundo 'capítulo' do mandato de Villas-Boas, e que arranca com a estreia de Francesco Farioli no comando técnico dos azuis e brancos, arranca com um teste de fogo para este FC Porto muito modificado. Os dragões enfrentam o Vitória SC na noite de segunda-feira, a partir 20h45, num jogo que nem sempre é fácil para os azuis e brancos.

Um duelo entre FC Porto e Vitória SC tem sempre potencial para atrair milhares de adeptos às bancadas do Estádio do Dragão, dada a rivalidade histórica entre ambos os clubes, mas este encontro decorrerá sob circunstâncias muito especiais.

A inesperada mote de Jorge Costa no arranque da semana fez com que o jogo que marca a entrada em cena de ambos os clubes na edição de 2025/26 da I Liga não só fosse adiado, como deixasse marcas profundas um pouco por todo o futebol português.

A partida estava, originalmente, agendada para a noite de sábado, mas a Liga Portugal não ficou indiferente a este momento de tristeza que se está a viver, principalmente no FC Porto, e aceitou o pedido para que a mesma fosse adiada para segunda-feira.

A propósito desta morte de Jorge Costa, o emblema azul e branco fez saber que o treinador italiano Francesco Farioli não irá falar à comunicação social. Ao invés, "fará apenas uma curta declaração aos meios do clube" que será divulgada este domingo.

Leia Também: Equipa sub-19 do FC Porto não esquece Jorge Costa e presta homenagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Arouca13
2Gil Vicente13
3Sporting13
4Alverca00
5Benfica00
6Estoril00
7Estrela00
8FC Porto00
9Famalicão00
10Moreirense00
11Rio Ave00
12Santa Clara00
13Sp. Braga00
14Tondela00
15Vitória SC00
16AVS10
17C.D. Nacional10
18Casa Pia10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Fórmula 1

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas