O Santa Clara deixou escapar o que poderia ser uma boa vantagem no percurso rumo à fase de liga única da Liga Conferência, ao perder, esta quinta-feira, na receção ao Shamrock Rovers (1-2), em jogo da primeira mão do playoff desta competição europeia.
No Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, os bravos açorianos foram a jogo com Gabriel Batista, Diogo Calila, Luís Rocha, Sidney Lima, MT, Paulo Victor, Adriano Firmino, Serginho, Vinícius Lopes, João Costa e Gabriel Silva no onze inicial escalado pelo treinador Vasco Matos.
O conjunto insular teve uma entrada muito melhor do que o adversário e acabou por inaugurar o marcador aos 20 minutos. Aproveitando uma defesa incompleta de Ed McGinty, o brasileiro Vinícius Lopes marcou na recarga e colocou o Santa Clara em vantagem.
A formação que viajou desde a República da Irlanda cresceu com o golo sofrido e alcançou o empate à beira do tempo de intervalo. Danny Grant encontrou uma avenida até à área do Santa Clara e fez o empate aos 43 minutos. A bola ainda desviou no pé de Luís Rocha e acabou por trair o guarda-redes Gabriel Batista.
A segunda parte arrancou sem alterações de parte a parte, com dois golos anulados para Santa Clara e depois para o Shamrock Rovers. A primeira situação aconteceu ao minuto 50. Após um livre direto batido por Gabriel Silva, McGinty defendeu para a frente e João Costa introduziu a bola na baliza contrária. O ponta de lança dos insulares estava, porém, em posição irregular.
Logo depois, aos 58 minutos, os irlandeses tiveram um golo anulado. Darragh Nugent respondeu, em cima da linha de golo, à assistência de cabeça do brasileiro Roberto Lopes, na sequência de um livre lateral. Ainda assim, o lance foi invalidado por posição irregular.
Aos 62 minutos de jogo, os jogadores do Santa Clara pediram grande penalidade. O conjunto açoriano entendeu que Lee Grace tocou a bola com o braço na sequência de uma disputa de bola com Gabriel Silva, mas o árbitro da partida, depois de ouvir as indicações do VAR, decidiu mandar jogar.
Depois do golo anulado aos 58 minutos, os irlandeses acabaram mesmo por selar o tento da reviravolta à passagem do minuto 66. Após um livre batido a meio do meio-campo do Santa Clara, Daniel Mandroiu beneficiou de um ressalto no interior da área e acabou por rematar sem hipóteses de defesa para Gabriel Batista.
A perder pela primeira vez no encontro, e em risco de ver fugir o sonho da qualificação para a fase de liga única da Liga Conferência, o Santa Clara carregou à procura do tento do empate, mas não voltou a conseguir desfeitear a baliza à guarda de McGinty.
O encontro da segunda mão do playoff entre Shamrock Rovers e Santa Clara, desta feita na República da Irlanda, acontecerá na próxima quinta-feira, em Dublin, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental).
Leia Também: Besiktas dá valente tropeção na Suíça e complica vida na Liga Conferência