FC Porto-Casa Pia: Dragão quer manter registo na I Liga antes do Clássico

Depois de duas vitórias avassaladoras convincentes e sem sofrer golos na I Liga, os pupilos de Francesco Farioli procuram chegar à terceira vitória consecutiva e manter o registo invicto dos azuis e brancos.

General view inside the stadium prior to the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and SL Benfica at Estadio Do Dragao on April 06, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Jose Manuel Alvarez Rey/JAR Sport Images/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
24/08/2025 06:20 ‧ há 4 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Antevisão

FC Porto e Casa Pia têm encontro marcado para as 18h00 deste domingo, numa partida a contar para a terceira jornada da I Liga, em que os azuis e brancos querem continuar a sua senda de vitórias sob o comando do novo treinador Francesco Farioli.

 

Os dragões poderão contar com os seus adeptos para ajudarem a 'empurrar' a bola para a baliza adversária, mas não terão a influência de Samu Aghehowa, devido à lesão sofrida frente ao Gil Vicente, pelo que Luuk De Jong deverá ser titular.

Farioli montou um modelo de jogo que, até ao momento, ainda não mostrou falhas, com cinco golos marcados em apenas dois encontros e nenhum sofrido.

O histórico entre ambas as equipas é extremamente favorável aos dragões, que nunca perderam frente aos gansos nos 11 jogos disputados. Com um registo de 10 vitórias e um empate, este a acontecer a 7 de janeiro de 2023, no único encontro sem qualquer golo marcado, quando o FC Porto era treinado por Sérgio Conceição.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18h00 (horário de Portugal Continental) no Estádio do Dragão, com arbitragem liderada por Sérgio Guelho, da AF Guarda, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Francesco Farioli:

Situação de Rodrigo Mora: "No mercado temos de estar preparados para todos os cenários. Neste caso, quero que respeitem a minha decisão em não dizer detalhes. Não para jogadores que podem vir, nem para jogadores que talvez podem sair. Temos de respeitar os jogadores das outras equipas e da nossa equipa, especialmente por causa do jogo de amanhã. É óbvio que há coisas no mercado que controlas e há outras que não. A única coisa que posso dizer sobre o Rodrigo é definitivamente está preparado para jogar amanhã". 

Casa Pia pode gerar problemas: "Mais do que terem evitado a descida de divisão, são uma equipa que na época passada tiveram um recorde de pontos. O treinador tem feito um bom trabalho. Fizeram um trabalho fantástico no Casa Pia. São muito perigosos, jogando aberto e à procura de espaços. É uma equipa que pode gerar problemas a qualquer momento e temos de estar muito bem preparados e fazer o que temos de fazer". 

Plano para Luuk De Jong: "É uma questão muito boa. São dois grandes avançados, mas com características diferentes. O Samu tem um perfil que ataca mais o espaço. O Luuk é mais um jogador associativo. Têm diferenças e coisas em comum. De acordo com as características, temos de fazer alguns ajustes, claro. Sabemos o que o Luuk traz à equipa, mas permitam não desvendar tudo na conferência de imprensa [risos]...".

João Pereira:

Dois jogos fora: "Jogarmos fora novamente é um grande desafio para nós. Queremos aproveitar a exigência destas três primeiras jornadas para nos alimentarmos cada vez mais no crescimento da equipa, que está constantemente em reformulação e a moldar-se para o que nós queremos".

Favoritismo é dos dragões: "O favoritismo tem de estar do lado do adversário. Na prática, se nós formos muito organizados, corajosos, ambiciosos e acreditarmos, é meio caminho andado para sairmos com pontos. Falo no plural, com uma linha de pensamento mais positiva. Vamos apontar para mais do que para menos. É essa a mentalidade com que nós entramos aqui diariamente, para conseguirmos bater o pé a uma equipa que teve um investimento de 100 milhões de euros".

Lançamento do jogo: "É um jogo de exigência alta, contra uma equipa que não é do nosso campeonato, mas queremos bater-nos de frente, tal como quisemos contra o Sporting, mas não conseguimos. Temos mais uma oportunidade para nos transcendermos e elevar a coragem que faltou contra o Sporting. Temos de ter muita coragem para jogarmos mais, pois na organização acredito que conseguimos colmatar a diferença".

Últimos resultados

FC Porto: V-V

Casa Pia: D-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz.

Casa Pia: Patrick Sequeira, João Goulart, José Fonte, Duplexe Tchamba, Gaizka Larrazabal, Yassin Oukili, Iyad Mohamed, Fahem Benaissa, Jérémy Livolant, Cassiano, Korede Osundina.

Ausências

FC Porto: Martim Fernandes e Samu (lesionados).

Casa Pia: Ricardo Batista (lesionado), Yassin Oukili e Kelian Nsona (em dúvida).

Leia Também: Do futuro de Mora aos perigos do Casa Pia. Tudo o que disse Farioli

Leia Também: "FC Porto? Temos de bater o pé a investimento de 100 milhões de euros"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Ford

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas