O FC Porto anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã deste domingo, que o internacional brasileiro Pepê foi diagnosticado com "um traumatismo no olho com lesão ocular".
O jogador de 28 anos de idade é, desta maneira, baixa de última horas nos planos do treinador italiano Francesco Farioli para o encontro da terceira jornada da I Liga, perante o Casa Pia, que terá lugar no Estádio do Dragão e que está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) deste domingo.
O boletim clínico do emblema azul e branco ganha, desta maneira, mais um nome, que se junta aos de Martim Fernandes e Samu Aghehowa, também eles arredados das opções para o embate com os homens de João Pereira.
O lateral-direito português continua a recuperar de uma lesão no ligamento colateral, ao passo que o avançado espanhol está a contas com uma rotura muscular, pelo que está descartada a possibilidade de virem a recuperar a tempo da receção aos gansos.
Lesão trava a ascensão
Este contratempo acaba por interromper aquele que estava a ser um arranque de temporada 'a todo o gás' por parte de Pepê, após uma campanha de 2024/25 que ficou marcado, quer por fraco rendimento, quer por polémicas, fora das quatro linhas.
O internacional brasileiro conquistou a titularidade nos planos do sucessor do técnico argentino Martín Anselmi, e correspondeu... com golos. Na ronda inaugural, marcou aquele que abriu caminho ao triunfo sobre o Vitória SC, por categóricos 3-0, e, na segunda, aquele que selou a vitória perante o Gil Vicente, por 0-2.
Resta, agora, perceber, ao certo, como irá evoluir, o polivalente, sabendo de antemão que o tempo escasseia, uma vez que o tão aguardado Clássico da quarta jornada do principal escalão do futebol português, perante o Sporting, no Estádio José Alvalade, está agendado já para o próximo sábado, pelas 20h30.
Já 'fez mossa' ao Casa Pia
O Casa Pia era, de resto, uma 'vítima apetecível' para Pepê, que, desde que chegou a Portugal, no verão de 2021, proveniente do Grêmio, a troco de uma verba na ordem dos 15 milhões de euros, participou num total de seis jogos oficiais perante este mesmo adversário.
Feitas as contas, somou cinco vitórias, um empate e zero derrotas. Pelo meio, contribuiu para este registo com duas assistências, nos triunfos conquistados nos dias 21 de abril (por 1-2, no Estádio Municipal de Rio Maior) e 2 de dezembro (por 2-0, no Estádio do Dragão) do passado ano de 2024.
FC Porto obrigado a 'responder' a Sporting e Moreirense
O FC Porto chega ao embate com o Casa Pia na terceira posição do campeonato nacional, com os mesmos seis pontos de Sporting de Braga, Benfica e Famalicão, e menos três do que a dupla de líderes formada por Sporting e Moreirense.
Na véspera, os leões foram ao Estádio da Madeira derrotar o Nacional, por categóricos 1-4, ao passo que o Moreirense recebeu e bateu o Vitória SC, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, por 2-0.
Leia Também: FC Porto-Casa Pia: Dragão quer manter registo na I Liga antes do Clássico