O Leixões recebeu e venceu a equipa do Penafiel ao início da tarde deste domingo, por 3-2, num jogo que foi resolvido pela eficácia de Ricardo Valente, que fez dois golos nesta partida num espaço de sete minutos.
O resultado acabou por ser feito na sua totalidade durante a primeira parte do encontro, com o veterano de 34 anos a fazer o gosto ao pé pela primeira vez aos 20 minutos.
O 'sentimento' de marcar no seu Estádio do Mar, perante os seus adeptos, foi tão bom que fez o mesmo sete minutos depois, depois de responder com qualidade ao passe feito por Salvador Agra.
A partir daí, a gestão feita pela turma da cidade de Matosinhos foi feita de modo a controlar o jogo e não permitir surpresas no resultado, que podia ter chegado por volta da hora de jogo, mas o golo do Penafiel acabou por ser anulado.
A insistência dos visitantes não surtiu efeito e, ao colocarem mais homens na frente acabaram por sofrer o terceiro golo, que foi marcado por intermédio de Marufdeen Moshood, aos 75 minutos da partida. O Penafiel ainda marcou dois golos em dois minutos para assustar a turma da casa, mas não conseguiu chegar ao empate, apesar dos tiros certeiros de Reko, da marca da grande penalidade e de Suker.
Desta forma, o Leixões agarra a liderança da II Liga, ficando à frente do Vizela pela diferença de golos, com este terceiro golo a ser decisivo nessas contas. Já o Penafiel continua sem vencer e está em posição de playoff, com apenas um ponto.
Sporting B falha ataque à liderança
O Sporting B desperdiçou, ao final da manhã deste domingo, uma oportunidade de ouro para se isolar na liderança do segundo escalão do futebol português, fruto da derrota sofrida na deslocação ao Estádio Marcolino Castro, perante a Oliveirense, por 1-0.
Este resultado mantém o Sporting B com seis pontos, registo que o deixa na segunda posição da tabela, em igualdade com o Torreense (que, na véspera, recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 2-1), e, agora, a um ponto do primeiro classificado, o Vizela (que empatou a uma bola, na visita ao Portimonense).
FC Porto B continua fase 'negra' na II Liga
Precisamente à mesma hora, o FC Porto B recebeu o Farense, e averbou mais um contratempo. Desta feita, sofreu uma derrota, no Estádio Luís Filipe Menezes, perante o Farense, por 0-2, naquela que foi uma exibição, verdadeiramente, para esquecer.
Feitas as contas, com este triunfo, o Farense passa a somar quatro pontos e ascende, provisoriamente, à quinta posição da II Liga, em igualdade com União de Leiria (que foi a Paços de Ferreira 'resgatar' um nulo), Portimonense (que empatou a uma bola com o Vizela), Leixões (que ainda vai receber o Penafiel), Feirense (que ainda vai visitar o Marítimo) e Lusitânia de Lourosa (que encerrará a ronda, em 'casa' perante o Benfica B).
O FC Porto B, por seu lado, não larga o 18.º e último lugar da classificação, com um ponto, tanto quanto Penafiel (que ainda vai visitar o Leixões), Académico de Viseu (que saiu derrotado da deslocação ao terreno do Torreense, por 2-1) e Felgueiras (que não foi além de um empate a uma bola com o Desportivo de Chaves).
Leia Também: Ex-FC Porto contribui para mais uma desilusão do Chaves na II Liga