"Nos últimos dias, [a TACV] tem enfrentado alguns desafios no normal funcionamento das ligações aéreas, nas rotas domésticas, devido a problemas operacionais. Por questões de segurança, alguns voos têm sido cancelados e reprogramados, afetando as ligações para determinadas ilhas", lê-se numa mensagem divulgada pela companhia, sem mais detalhes.
A TACV está a incluir "a disponibilização de transporte marítimo como alternativa", especialmente para quem tem voos de ligações para o exterior, acrescentou.
A companhia estatal, que se dedicava exclusivamente a voos internacionais, assumiu operação doméstica, no início de 2024, devido aos problemas com a última concessão do serviço.
O movimento de passageiros a voar entre ilhas cresceu 56% no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, para cerca de 211.000, segundo dados da Agência de Aviação Civil (AAC) consultados pela Lusa.
Apesar do reforço de aeronaves alugadas e de a TACV e agentes de viagens referirem que houve melhorias, continuam a surgir falhas nas ligações aéreas.
Empresários e parceiros institucionais do país têm defendido a necessidade de melhorar os transportes entre ilhas e o Governo informou o Grupo de Apoio Orçamental, em junho, que até setembro está a prevista a certificação da Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV), braço público exclusivamente para voos domésticos.
Leia Também: Companhia aérea cabo-verdiana lança concurso para plano estratégico até 2031