E-Lar: Governo dá até 1.683€ para comprar "fogões, fornos, esquentadores"

Na prática, os cidadãos pedem um voucher, que será depois trocado pelo equipamento. O apoio do Governo é pago diretamente aos fornecedores, pelo que os beneficiários não têm de adiantar dinheiro ou esperar por reembolsos. 

Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e da Energia,

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Beatriz Vasconcelos
05/08/2025 12:12 ‧ há 9 horas por Beatriz Vasconcelos

Economia

Ministra

A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, apresentou esta terça-feira o programa E-Lar, a partir do qual as famílias poderão trocar eletrodomésticos a gás por outros mais eficientes. Na prática, os cidadãos pedem um voucher, que será depois trocado pelo equipamento. O apoio do Governo é pago diretamente aos fornecedores, pelo que os beneficiários não têm de adiantar dinheiro ou esperar por reembolsos

 

As famílias mais vulneráveis podem receber até 1.683 euros, já os restantes poderão receber até 1.100 euros. O objetivo do programa é chegar a 30 mil famílias.

"É uma resposta direta e tão simples quanto possível: através de um voucher digital, as famílias poderão trocar fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos de eficiência energética, sem terem de adiantar dinheiro ou esperar por reembolsos", detalhou a ministra, em conferência de imprensa, no Ministério do Ambiente, em Lisboa. 

Os apoios no âmbito deste programa vão ser pagos "diretamente aos fornecedores do equipamento". 

"Damos hoje início a um novo capítulo na política da eficiência energética e descarbonização. Com o lançamento dos programas E-Lar e Bairros + Sustentáveis estamos a mobilizar 100 milhões para levar conforto térmico e eficiência energética às casas dos portugueses e dos que habitam no nosso país", disse Maria da Graça Carvalho, em conferência de imprensa. 

A governante detalhou que este modelo de vouchers é muito semelhante ao que é aplicado noutros países e idêntico ao dos manuais escolares, "mais simples do que anteriores". 

Segue-se agora o processo de seleção dos fornecedores, que estará "pronta antes do fim de setembro". A rede será divulgada a 30 de setembro e só depois são distribuídos os vouchers.

Quem tem direito a estes vouchers? 

Todos os que tenham um contrato de eletricidade. A ministra do Ambiente explicou que a distribuição dos vouchers será uma questão de "poucos dias, porque não há uma avaliação qualitativa: ou tem tarifa social da eletricidade ou não tem, ou tem um contrato de eletricidade, para as pessoas que não têm tarifa social, ou não tem". 

"É a única avaliação, tudo o resto é sim ou não, portanto vai ser feita uma avaliação muito rápida", concluiu. 

Pode ser comprado qualquer eletrodoméstico? Quando? 

Não, a ministra do Ambiente esclareceu que os equipamentos comprados devem ser de "classe A ou superior", porque este é um programa de incentivo à eficiência energética.

O voucher terá a validade de 60 dias e a expectativa é que possa ser pedido a partir de 30 de setembro, "até se esgotar o valor". "Pensamos que o valor se vai esgotar rapidamente", rematou. 

 

Apoio para fogões, fornos e esquentadores é revelado hoje. O que se sabe?

Apoio para fogões, fornos e esquentadores é revelado hoje. O que se sabe?

O programa que será lançado vai focar-se na substituição de fornos, fogões e esquentadores ineficientes ou a gás, por equipamentos elétricos de classe A ou superior. Será apresentado esta terça-feira.

Notícias ao Minuto | 07:51 - 05/08/2025

O E-Lar é um programa "aprovado pela Comissão Europeia no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que pretende apoiar os consumidores na transição energética, promovendo a troca de eletrodomésticos antigos por equipamentos energeticamente eficientes", lembra a organização de defesa do consumidor.

[Notícia atualizada às 12h50]

Leia Também: Apoio para eletrodomésticos? Ministra do Ambiente revela detalhes amanhã

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas