A Carris concluiu a revisão do Acordo de Empresa para este ano, após alcançar um entendimento com cinco organizações sindicais representativas dos trabalhadores, anunciou hoje a empresa de transporte de passageiros.
O acordo foi assinado com o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), a Associação Sindical dos Trabalhadores da CARRIS e Participadas (ASPTC), o Sindicato Nacional de Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT), o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) e o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), integrado na Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), segundo explica a Carris, em comunicado.
Em abril, tinha já sido celebrado um acordo de atualização salarial para 2025, sendo que, segundo a empresa, o processo agora concluído "consagra a melhoria das condições de trabalho" e garante "paz social" para o próximo ano.
"Muito positivo o facto de termos alcançado este acordo com todas as organizações sindicais, que garante a paz social e que nos permite continuar, em conjunto, a trabalhar pela melhoria da qualidade do serviço e por uma empresa cada vez mais sustentável", afirmou o presidente do conselho de administração da Carris, Pedro Bogas, citado na nota.
A transportadora pretende ainda reforçar o seu quadro de pessoal, prevendo a contratação de mais de 200 trabalhadores, dos quais 183 serão tripulantes.
A Carris explica que o objetivo desta medida é "complementar a oferta e aumentar a qualidade do serviço prestado aos clientes".
Leia Também: Polícias acusados pelo MP de espancar homem até à morte no Algarve