Seis itens de cozinha que deve evitar comprar em lojas de segunda mão

Se é adepto das lojas de segunda mão, saiba que há artigos de cozinha que convém não comprar nestes espaços. O melhor é adquirir novos, sejam artigos de madeira, peças de cerâmica ou até eletrodomésticos. Conheça alguns dos riscos que pode estar a correr.

caixas plástico

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
28/07/2025 23:25 ‧ há 3 dias por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Cozinha

As lojas em segunda mão podem ser uma boa forma de encontrar peças que de outra forma não conseguiria e até grandes oportunidades. As roupas acabam por ser bastante procuradas, contudo há outros itens que se encontram neste tipo de espaços, como é o caso de itens para a cozinha.

 

Ainda assim, o melhor é ter muita atenção nestes casos. Existem peças para a cozinha que deve evitar comprar neste tipo de lojas de segunda mão e antiguidades. Acaba por correr alguns riscos desnecessários. O melhor é serem comprados de novo. 

Leia Também: Acabe com as baratas e as formigas em casa de uma vez por todas

Ao 'website' Fox News, Sara McDaniel, especialista em decoração e fundadora da Simply Southern Cottage, e Abby Thaxton, dona da loja de antiguidades The Lucky Rabbit, revelaram alguns dos artigos para a cozinha que não deve comprar nestas lojas. Pense duas vezes e perceba as razões que revelam.

1- Artigos de madeira

"A madeira é porosa e um local fácil para bactérias e mofo. Se vir uma racha, eu não compraria este item para cozinhar, mas ainda assim pode ser usado para decoração", diz Sara McDaniel. Deverá encontrar um tipo de madeira que seja mais resistente à humidade para evitar que se estrague facilmente.

2- Cerâmicas

"Cerâmicas antigas, especialmente as brilhantes, importadas ou feitas à mão podem liberar chumbo", conta Abby Thaxton. O mesmo se aplica a pratos com esmalte ou algum tipo de tinta à base de chumbo. Explica que podem ser colecionados, mas nunca para servir comida.

Leia Também: Acabe com as formigas na cozinha de uma vez por todas

3- Eletrodomésticos

"Pode ser difícil determinar a idade e podem existir danos ocultos, como peças tortas, rachas ou fiação elétrica com defeito." Por outro lado, se existir algum problema, pode ser difícil encontrar peças para aquele equipamento em específico.

Torradeiras e liquidificadores podem ser achados, mas acabam muitas vezes por serem soluções temporárias uma vez que tem de comprar novos em seguida.

4- Recipientes de plástico

Alguns plásticos antigos podem acabar por ter elementos químicos que já não são aprovados. Assim, podem contaminar alimentos especialmente quando são aquecidos. "Plásticos antigos podem parecer divertidos e coloridos, mas não são seguros para os alimentos."

5- Panelas de ferro fundido

"Comprar panelas de ferro fundido que tenham sido bem conservadas é uma excelente maneira de economizar. Mas esta é uma categoria que eu saltaria por que há risco de ferrugem", conta Abby Thaxton. Os danos neste tipo de peça podem acabar por colocar em risco a segurança alimentar.

6- Panelas antiaderentes

"A maioria das panelas usadas tem arranhões e outros danos na superfície, o que libera substâncias químicas nocivas nos alimentos, que são depois absorvidas pelo corpo", continua.

"Fique de olho em itens de cozinha mais novos, fabricados de acordo com padrões de segurança modernos. É a melhor aposta", concordam os especialistas. "Nem tudo o que é de décadas passadas é seguro para ser usado da maneira como foi originalmente concebido", alertam.

Leia Também: Com calor? Faça esta 'bowl' de grão e tomate (não precisa ligar o fogão)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas