Ao longo do dia, pode estar a fazer várias ações que acabam por estar a afetar a sua memória sem saber. A verdade é que existe um hábito diário que acaba por ter consequências na sua saúde cognitiva. O melhor é repensar e perceber o que está a fazer de errado.
O 'website' EatingWell falou com a nutricionista Karen Ansel para perceber o que está a fazer no seu dia a dia que está a afetar a saúde do seu cérebro e a sua memória.
"É claro que alguns hábitos, como dieta e exercícios, podem ajudar a melhorar sua saúde e reduzir o risco de doenças crónicas. Mas uma das melhores coisas que pode fazer pelo seu cérebro é abandonar a necessidade de criar hábitos constantemente e evitar ficar preso à mesma rotina", começa por dizer a especialista.
Leia Também: Oito hábitos comuns que podem aumentar o risco de demência
"Um estudo descobriu que diversificar as atividades diárias e mudar o que faz pode realmente resultar num melhor funcionamento cognitivo geral", continua. Refere que mesmo que não perceba que está a fazer os seus hábitos de uma forma repetida acaba por não ser o ideal ficar preso às mesmas rotinas nas várias áreas da sua vida.
“Mudar a sua rotina pode parecer intimidador, especialmente depois de tanto esforço para estabelecer uma rotina e um estilo de vida mais saudáveis. No entanto, ainda pode variar a sua rotina de maneiras inteligentes e, ao mesmo tempo, manter hábitos saudáveis.”
Por exemplo, sugere experimentar diferentes tipos de exercício e até aprender novos hobbies. Refere ainda alguns dos motivos pelos quais é importante para a memória e para o cérebro mudar a sua rotina.
Explica que pode ajudar a estimular o cérebro. "Experimentar coisas novas e mudar o que faz, mesmo algo tão simples como preparar uma nova receita ou aprender uma nova habilidade, está associado a níveis mais elevados de capacidade cognitiva ao longo da vida."
Por outro lado, pode fazer com que se sinta mais feliz. Cita um estudo em que foi descoberto que as pessoas tendem a ser mais felizes quando se afastam das suas rotinas diárias, exploram novos lugares e experiências. "Mesmo as mudanças mais pequenas na sua rotina podem deixá-lo mais feliz e beneficiar o cérebro."
Deixou ainda mais algumas dicas para conseguir fortalecer o cérebro e não ser apenas afastar-se da sua rotina. Dormir bem é uma delas. "Um sono de qualidade ajuda a regular os ritmos circadianos, a equilibrar as hormonas e melhorar a tomada de decisões, a interpretação das emoções e a concentração."
Comer mais frutas e vegetais pode também ser uma forma de conseguir trazer mais benefícios ao seu cérebro. "Estudos mostram que fazer uma dieta rica em alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, pode ajudar a retardar o declínio da memória e o envelhecimento."
Por fim, mastigar bem os alimentos é outro hábito que pode trazer diversas vantagens, não apenas para a digestão. "Comer exige o uso de músculos e, na verdade, funciona como um exercício para a cabeça e, evidentemente, para o cérebro."
Leia Também: Três alimentos que devia comer mais para reduzir o risco de demência