A melancia é uma das frutas da época. Já ouviu falar da dieta da melancia? Já existe há alguns anos, mas voltou a ficar viral devido ao TikTok e às partilhas noutras redes sociais. Será que é mesmo benéfica e consegue ajudar a emagrecer?
A Fox News falou com alguns especialistas para perceber melhor em que consiste e o que pode acontecer se seguir esta dieta.
Na verdade, a melancia em si é uma ótima fruta que ajuda na hidratação e pode ser uma boa opção para os lanches e snacks. Contudo, pode existir o risco de limitar o corpo a uma ingestão baixa de calorias se apenas fizer desta fruta a sua base alimentar.
"A dieta da melancia é a mais recente de uma longa linha de soluções rápidas da moda e, embora a melancia seja uma fruta deliciosa e hidratante, transformá-la no centro de uma dieta restritiva não é apenas insustentável, mas pode, na verdade, prejudicar sua saúde", alertou o médico Mark Hyman.
Revela que pode existir o problema que não estar a consumir mais nutrientes e é aí que pode acabar por tornar-se um problema. Assim, pode ser uma dieta que careça de nutrientes e outros elementos que acabam por ser necessários.
Leia Também: Como perceber se uma melancia está madura, de acordo com agricultores
"Não existe uma dieta ou conselho único para todos, especialmente quando são orientados por algoritmos de tendência em vez de ciência real. A melancia é composta principalmente de água e açúcar, o que significa que está a perder nutrientes essenciais, como proteínas, gorduras saudáveis e fibras, que o seu corpo precisa para funcionar. Pode levar à perda temporária de peso, mas não é perda de gordura, é apenas água e músculos" continuou.
Alertou para o facto de a perda de peso não dever ser algo rápido na balança, mas sim um conjunto de estilo de vida para que seja algo mais longo e sustentável. Uma dieta mais equilibrada e não focada apenas num elemento acaba por ser algo mais benéfico.
"Vegetais integrais, proteínas, gorduras saudáveis e muitas fibras. Adicione um sono de qualidade, controlo do stress, exercício físico e terá um plano sustentável para uma vida saudável, não apenas uma perda de peso de curto prazo baseada em modas da Internet.”
Contudo, o consumo de melancia de uma forma equilibrada e dentro de uma dieta saudável, pode trazer alguns benefícios.
"Apenas uma chávena de melancia em cubos contém cerca de meia chávena de água. Pelo que vi no TikTok, as pessoas que fazem um 'detox de melancia' costumam consumir de 12 a 14 chávenas por dia ou mais, o que significa que estão consumindo o equivalente a seis a sete chávenas de água só com a fruta", revelou a dietista Ilana Muhlstein.
A hidratação pode ajudar a estimular o intestino e evitar a prisão de ventre. "Os atletas gostam de consumir melancia para ajudar a acelerar a recuperação muscular, e por que a melancia pode ajudar a reduzir o inchaço e a distensão abdominal."
Desta forma, uma dieta rigorosa apenas com melancia não deve ser adotada, dado que existe a falta de proteína e até de outros elementos. "A melancia é muito rica em potássio, mas muito pobre em sódio, o que pode levar a um desequilíbrio e potenciais dores de cabeça e tonturas.”
Assim, pode incluir melancia numa dieta equilibrada, como uma a duas chávenas depois de uma refeição.
Leia Também: Gosta de melancia? Conheça os benefícios desta fruta de verão