Hakeem Jeffries, líder dos Democratas na Câmara dos Representantes, dos Estados Unidos, bateu esta quinta-feira o recorde de discurso mais longo de sempre na Câmara baixa do Congresso durante o debate contra o projeto de lei republicano de redução de impostos.
Segundo a imprensa norte-americana, o democrata começou o seu discurso pelas 4h53 locais desta quinta-feira e terminou pelas 13h37, perfazendo um total de cerca 8h33 de discurso.
Em causa está o pacote legislativo orçamental batizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "a grande e bela lei". O pacote estende os cortes de impostos do primeiro mandato de Trump (2017-2021), aumenta as despesas com a defesa e o controlo da imigração e reduz programas de assistência como o Medicaid.
Para bater o recorde, Jeffries recorreu ao chamado 'magic minute', que permite aos líderes partidários discursar por tempo ilimitado, enquanto os restantes legisladores têm limite de um minuto.
O objetivo, explica a revista norte-americana Time, seria adiar a votação final do projeto de lei na Câmara dos Representantes, após o presidente da Câmara, Mike Johnson, e Donald Trump terem passado a noite a trabalhar para convencer os legisladores republicanos mais céticos.
As dúvidas suscitadas pelos senadores republicanos tinham precisamente a ver com os cortes nos programas sociais e o impacto fiscal, já que o plano aprovado a 22 de maio pelos Representantes custaria à dívida pública um valor estimado em 2,4 biliões de dólares (cerca de dois biliões de euros) na próxima década, de acordo com o gabinete de Orçamento do Congresso.
"Pessoas vão morrer. Dezenas de milhares, talvez ano após ano, como resultado do ataque republicano à saúde do povo americano", disse Hakeem Jeffries no seu discurso. "Estou triste. Nunca pensei que estaria no plenário da Câmara a dizer que este é um local de crime"
"Este não é um 'grande e belo projeto de lei'. É uma grande e feia traição aos americanos da classe trabalhadora", acrescentou.
Veja abaixo o discurso de Hakeem Jeffries na íntegra:
O discurso de Jeffries superou o recorde anterior de 8h32, em 2012, estabelecido pelo então líder republicano Kevin McCarthy.
Já no início de abril deste ano, o senador democrata Cory Booker quebrou um recorde da Câmara Alta, após discursar durante mais de 25 horas para criticar o governo de Trump.
O pacote legislativo acabou por ser aprovado na Câmara de Representantes, depois de já ter passado no Senado, câmara alta do Congresso. Trump havia definido o prazo de 4 de julho, Dia da Independência nos Estados Unidos, para aprovação do pacote legislativo, e deverá recebê-lo ainda hoje do Congresso, para assinatura final.
Leia Também: "Grande e bela lei" enfrenta resistência na Câmara de Representantes