"Às 21h58 (19h58 em Lisboa), um drone carregado com explosivos foi abatido perto do Aeroporto Internacional de Erbil sem causar vítimas ou danos", referiram os serviços antiterrorismo do Curdistão.
O aeroporto de Erbil, que inclui uma base militar da coligação internacional antijihadista, tem sido alvo frequente de ataques com 'rockets' e drones nos últimos anos.
Dana Tofeek, diretor interino do aeroporto, destacou à agência France-Presse (AFP) que o aeroporto estava seguro, acrescentando que "apenas um voo sofreu um pequeno atraso devido às medidas de segurança".
Ninguém assumiu a responsabilidade pelo drone. Em menos de duas semanas, foram reportados ataques com drones e rockets em várias partes do Iraque.
Hoje de manhã, um drone carregado de explosivos despenhou-se perto do aeroporto de Kirkuk, que foi atingido por dois 'rockets' na segunda-feira, informou um alto funcionário da segurança à AFP.
O aeroporto de Kirkuk alberga unidades do Exército iraquiano, da polícia federal e da Hashd al-Shaabi, uma coligação de antigas forças paramilitares pró-iranianas agora integradas nas forças armadas regulares.
Já na terça-feira de manhã, as defesas aéreas iraquianas intercetaram pelo menos um drone perto da importante refinaria de Baiji, na província de Salaheddin.
Na semana passada, horas antes de um cessar-fogo ter posto fim à guerra de 12 dias entre o Irão e Israel, drones não identificados atingiram os sistemas de radar de duas bases militares em Bagdade e no sul do Iraque.
O Iraque tem sido, desde há muito tempo, um campo de batalha para ataques de drones e 'rockets' e tem-se revelado um terreno fértil para guerras por procuração.
O país só recentemente recuperou uma aparência de estabilidade após décadas de conflitos e perturbações devastadoras.
Leia Também: PKK confirma desarmamento em cerimónia no norte do Iraque